Para conquistar a visibilidade da gôndola, laticínios têm investido em decoração superior com rótulos termoencolhíveis e in moldlabel
A roupa manda no visual das pessoas: um bom traje, seja um vestido ou terno, valoriza o profissional. Com os produtos é a mesma coisa: devem vestir uma embalagem bem “cortada” (projetada), com boa estrutura, bem costurada e, claro, igualmente bem finalizada. Desde o conceito escolhido até as informações sobre o descarte das embalagens, cada detalhe merece atenção para resultar em um conjunto vitorioso na gôndola. É lá que a competição final pela atenção do consumidor será travada, ou seja, quem vence é quem convence que tem valor!
Podemos ver na imagem de abertura alguns exemplos espalhados pelo mundo: leites optando por garrafas plásticas com barreira por várias razões, entre elas, o fato de permitir decoração 360 graus sem a necessidade de grandes lotes de embalagens. Normalmente os lotes mínimos de rótulos são menores que outros tipos de embalagens.
Com lotes menores é possível variar, trocar ou ter mensagens sazonais ou regionais que aumentem a empatia com o público, garantindo assim vendas muito maiores.
O mesmo vale para os copos, como as novas propostas de iogurtes prontos para beber que estrearam no Brasil. Um destaque é este copo da Danone, da Grécia, que traz apelo aos jovens.
A arte é extremamente convidativa, chamando a “galera” para a “balada” saudável! Entre outros detalhes, há a inclusão de um canudinho (tele-escapável), que fica preservado de qualquer contaminação através de um rótulo autoadesivo que o “guarda” ou deixa embutido na tampa. O sistema 1-2-3 é muito intuitivo. A decoração com um rótulo termoencolhível traz uma arte animada, além de ser muito bem impressa, fazendo a diferença na comunicação de que se trata de algo realmente novo e com uma promessa de sabor incrível.
Margarinas, cremes e manteigas têm investido na decoração com in moldlabel. No caso da manteiga irlandesa da foto foi utilizado um rótulo in moldlabel recortado, com corte complexo para acompanhar o formato do pote ovalado (uma das aplicações desse tipo de rótulo). A impressão foi precisa, e o acabamento mate (fosco) contribuiu para um efeito sofisticado superior.
Neste mês de outubro acontece a feira Sial – Salão Internacional da Alimentação, em Paris, na França, que apresentará muitas novidades. Nos próximos artigos contaremos em detalhes, pois…
Embalagem melhor. Mundo melhor, sempre!•
- Assunta Napolitano Camilo: Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Diretora do Kit de Referências de Embalagens, do livro Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros (www.institutodeembalagens.com.br), e da coleção Better Packaging. Better World (www.betterpackagingbetterworld.com).