OS COLOMBIANOS SÃO MUITO PATRIOTAS, POLITIZADOS E TÊM ELEVADA AUTOESTIMA E ISSO FICA ESTAMPADO NAS SUAS EMBALAGENS!
Em um país é construído pelo seu povo, reflexo das crenças e dos recursos materiais e culturais disponíveis, sobretudo, do que seu povo faz az destes recursos e da sua força. Nos últimos 50 anos, a Colômbia viveu guerrilhas internas graves, que dividiram seu povo e suas energias, mesmo assim, conseguiu se desenvolver e segue crescendo de forma sólida. Há inúmeras empresas multinacionais instaladas no País e um parque industrial em desenvolvimento forte. Muitas empresas colombianas sofreram problemas durante a guerra civil, porém mesmo assim seguiram a sua jornada e hoje desfrutam de excelente situação.
O povo ainda tem dúvidas sobre a forma como foi feita a negociação de paz, porém todos têm certeza que encerrá-la era fundamental. A autoestima e o orgulho de ser colombiano movem este povo trabalhador, alegre e gentil. A Colômbia é reconhecida mundialmente por ter construído a marca Café da Colômbia com um posicionamento premium. Várias empresas alinham suas marcas com a do Café de Colômbia para crescerem. Uma delas é a Juan Valdez, uma cooperativa que emprega mais de 500 mil agricultores e que, em 15 anos apenas, construiu uma excelente reputação. Já tem cafeterias em quase todos os aeroportos da América Latina e nos principais shoppings da Colômbia e região, bem como nos Estados Unidos e Ásia. As embalagens apresentam estrutura reforçada para conservar o café, além de válvulas para garantir o aroma por mais tempo. E, contam ainda, com um acessório para permitir o fechamento da embalagem após o uso. O design é simples e conservador. Estampa uma marca d’água do ícone da marca no fundo, que também é usado como selo da marca. Explora cores e elementos gráficos culturais para diferenciar os tipos de cafés e o verso da embalagem conta a história da empresa e do cultivo do café. Além de manter uma vasta carta de tipos de cafés, a marca tem várias apresentações e produtos sinérgicos nas suas lojas em embalagens de presente. Ela se mantém na vanguarda, apostando em inovações, a exemplo do “drip coffee”, uma embalagem unitária (tipo sachê) de café solúvel, que já vem com filtro e suporte, permitindo fazer o café diretamente na xícara.
Empresas multinacionais, como a Pepsico, entenderam estes valores. A linha Natuchips destaca a origem de seus produtos, com a assinatura “orgulhosamente del campo”. A marca d’água mostra cenas de agricultores e o antigo saco de juta. O verso da embalagem traz, além do mapa das plantações dentro da Colômbia, a história dos envolvidos. No segmento de bebidas, destaque para a Colombianas, fabricante de refrigerantes, que traz a assinatura: “la nuestra”. O ícone da marca é uma águia, símbolo forte, como quer ser o povo colombiano!