Os pontos de vendas da Europa e suas principais inovações para produtos de limpeza

A alemã SC Johnson GmbH, da qual a brasileira Ceras Johnson é subsidiária, lançou na Europa uma nova versão do Mr. Músculo, lá denominado Mr. Muscle, produto destinado à limpeza pesada da casa. O Mr. Músculo é um compacto frasco contendo várias cápsulas de desinfetante concentrado, que em contato com a água se diluem graças à membrana de plástico hidrossolúvel. A embalagem é em PET transparente, bem pequena (cerca de 13 cm de altura) e extremamente leve, pesando em média 60 g. As 12 cápsulas possuem 4 ml cada de produto, o suficiente para limpar uma área de 40 metros quadrados, já que o desinfetante é dez vezes mais concentrado. A tampa possui uma trava que evidencia, caso haja, violação. Também protege as crianças graças ao sistema de abertura que necessita pressionar dois pontos simultaneamente. Ainda assim é possível fazer a abertura do frasco de forma bem prática.

Já a alemã Henkel lançou uma embalagem para a marca Persil. A edição limitada da “caixa” plástica foi uma promoção para incentivar os usuários a comprarem a nova proposta do produto Persil duo-caps color: cápsulas de detergente para roupas que são embaladas em plástico hidrossolúvel. O produto promete alvejar, lavar e deixar as roupas macias e cheirosas. São cápsulas bipartidas, coloridas, que devem ser colocadas junto às roupas diretamente na máquina de lavar. Fácil e conveniente, esse tipo de produto tem ganhado muitos consumidores. A proposta da caixa é que o usuário possa usá-la como reservatório, ou seja, uma embalagem reutilizável, já que depois o consumidor pode efetivar a compra somente do refil. Dessa forma, é possível manter a presença da marca por mais tempo no armário. Na fabricação da caixa (ou pote), foi aplicado o sistema de injeção de polipropileno com paredes finas. A tampa reta permite o perfeito empilhamento. A forma de paralelepípedo garante um excelente aproveitamento na armazenagem e um ótimo painel frontal. Na decoração, optaram pelo rótulo autoadesivo com imagem hiperrealista bastante colorida, que dá o recado imediatamente. A tampa tem um sistema de trava que não é fácil para uma criança abrir, além de lacre que demonstra violação. Em ambas as empresas é perceptível a preocupação em comunicar os consumidores sobre a distância que o produto deve ter do público infantil. A informação segue registrada em adesivos amarelos bem visíveis tanto no painel frontal como nos rótulos (por meio de desenhos), de tal maneira que mesmo que a língua não seja compreendida, a comunicação fica estabelecida de forma simples e direta. Aliás, essa preocupação em se comunicar com os consumidores de forma clara pode ser observada no contrarrótulo: nesses exemplos é desnecessário ler todas as informações. Tudo é compreendido através dos ícones. Parabéns, Henkel e Ceras Johnson pela iniciativa, pois instruções claras evitam acidentes e, assim, são melhores. Sem dúvida, as embalagens que apresentarem melhorias nos aspectos de decoração e segurança, forem mais leves, com maiores barreiras e produzidas com mais eficiência serão aquelas que permanecerão no futuro, afinal, embalagem melhor. Mundo melhor!

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