Ainda sobre o país letão, cumpre destacar a preocupação com a acessibilidade econômica. Foi na Letônia que conhecemos as embalagens da Ecolean®, uma versão de stand-up pouch especial para bebidas lácteas, e a utilização dos tubos (tipo tripa, como salames ou salsichas) para sorvetes em creme, como o da marca TIO®.
Verificamos muitos produtos oferecidos em cartuchos de papel-cartão, como o GRIKI®, da Tautas®, que é um tipo de grão comum na dieta letã. Como em outros países, as embalagens flexíveis predominam. Algumas atendem à conveniência, como a aveia da AXA®, em embalagem para uma porção, e o amaciante concentrado de roupas GreenOK®, com apenas 5 ml.
Os animais de estimação têm uma variedade de ofertas: tubos de carne que ficam fora da cadeia do frio; biscoitos em cartucho, como o Miglior-Gatto®; os “palitos de carne” embalados unitariamente, como o CatStick®, ou em bandeja de alumínio, como a ATHENA®, em peel-off com o rótulo em formato da carinha do gato.
Alguns destaques nas embalagens de bebidas vão para as cervejas que utilizam garrafas de vidro de 500 ml. Uma das principais, a BRYUVERS®, possui um rótulo clássico que traz uma imagem antiga da cidade em sépia, com abuso de hot stamping para transmitir sofisticação.
Nos sucos longa vida, a preferência é por formatos diferenciados, como o TetraPrisma® (mais alto e elegante), ou as embalagens da Elopak®, que permitem uma bossa curvilínea ao longo da caixa. Nas embalagens de sucos infantis, a decoração é feita com personagens engraçadinhos, porém tudo bem simples.
A Gutta®, que atua de forma expressiva em sucos e refrigerantes, oferece um refrigerante em garrafa PET preto conhecido como “COLA de Luxe®”. No rótulo prevalece apenas a palavra “COLA”, e o complemento vem quase como uma assinatura. A marca também surge num logo subliminarmente. Encontramos também uma proposta econômica de vodca em copo termoformado em PP, com capacidade para 100 ml. Na tampa, o destaque é para a graduação alcoólica: 40%. Concluindo, sempre há opções para atender a todos os gostos e bolsos. Isso é cada vez mais relevante, pois uma das missões das embalagens é facilitar o acesso do consumidor aos produtos.