Tradição e modernidade

A Lituânia é um dos lugares com a história mais intensa que visitei. Realizamos pesquisas nas principais redes de supermercados, sendo o IKI® o mais importante, além de drugstores como a DROGAS® e home centers como o ERMITAZAS®. Neste primeiro artigo da série Lituânia, abordaremos as embalagens de produtos diversos.

Nos artigos seguintes, falaremos das embalagens de alimentos, bebidas, limpeza e higiene pessoal. Notamos, entre os lituanos, a preocupação com a questão das sacolas para a saída das compras, como podemos ver na foto do check out do supermercado Máxima® (1). Para cada opção há um preço: as retornáveis custam mais que as descartáveis (recicláveis), e há ainda a alternativa das caixas de ondulado, que são entregues desmontadas e podem ser reutilizadas (apesar de mais caras, são muito apreciadas pelos consumidores).

O IKI® oferece uma solução honesta, simples e direta: sacola de plástico com 33% de reciclado e 100% reciclável (2). No home center conhecido como ERMITAZAS®, há muitas semelhanças com os nossos produtos, como as tintas em potes plásticos e latas de aço, blisters para produtos menores. O destaque vai para as embalagens de grandes produtos como pias, lavatórios e bacias: tudo em caixas de papelão ondulado, que, mesmo em uma cor só, definem claramente o produto embalado (3).

Nesses pontos de venda, é comum achar lenha para lareira. Na Lituânia, os fabricantes optam também pelo papelão ondulado, pois compram em grande quantidade e, assim, a estrutura da embalagem ajuda no transporte e na armazenagem. Nem por isso deixam de caprichar na arte, como proposta neste exemplo, que tem até janela em forma da abertura da lareira ou forno.

A Lituânia tem uma natureza exuberante, com muitas pradarias e florestas, e talvez por isso se preocupe tanto com o meio ambiente. Mesmo nas regiões distantes e bucólicas, encontramos os recipientes próprios para a entrega das embalagens vazias para reciclagem (4). Este cuidado e atenção para a questão chegam a emocionar. Lá eles acreditam e praticam a crença de que: Reciclar promove um mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.