Tradição holandesa é enaltecida nas embalagens de produtos típicos

Assunta Napolitano Camilo

Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Os holandeses são conhecidos pela tolerância, pela sociedade igualitária e sem qualquer tido de discriminação, um dos aspetos que distinguem a Holanda do resto dos seus vizinhos Europeus. O lema “cada um vive como quer e é” é absolutamente válido por lá. Eles adoram comer bem e cultivam tradições gastronômicas, como queijos, laticínios e seus doces singulares.

O stroopwafel é único. Um wafel mais fininho que os demais e tem recheio suculento e, claro, de doce de leite holandês. Uma delicia de qualquer modo. Ainda mais se for preparado à moda holandesa: esquentar o biscoito por pelo menos dois minutos sobre sua xícara de chá até o caramelo amolecer. Divino!

A embalagem de papelcartão é alta, em formato hexagonal, com fácil abertura e possibilidade de refechamento. O consumidor compra com os olhos e a foto destaca o recheio de caramelo, reforçando o appetite appeal do produto.

O design explora as cores tradicionais da porcelana: branco e azul, além de trazerinstruções para o consumo e enaltecer a tradição da marca, que encanta o paladar dos consumidores desde 1904.

Outra delícia tradicional são os cookies com recheio e sabor de torta de maçã. A confeitaria Merba é uma das mais conhecidas no país com seus cookies vendidos em uma embalagem flow-pack, com berço de papelcartão, para proteger os delicados produtos. O design traz uma ilustração hiper-realista que abre o apetite de qualquer pessoa. Os tons pasteis, o equilibrado jogo de cores e o brasão datado de 1920 conferem credibilidade à marca. Embora a estrutura seja reforçada, a arte imita papel, como devia ser antigamente.

Os holandeses comemoram dois natais. Há uma grande comemoração com troca de presentes, no dia 05 de dezembro, que eles chamam de dia de São Nicolau  ou Sinterklaas. Para celebrar as comemorações natalinas, eles preferem biscoitos com chocolates granulados coloridos, nas cores verde, vermelho e branco, que remetem às guirlandas que enfeitam as casas neste período. Aliás, uma coisa engraçada, é o Hagelslag, ou seja, estas pequenas pepitas de chocolate (chocolate granulado) são usadas também para polvilhar no pão.

A arte das embalagens sempre traz os biscoitos coloridos pelos Hagelslags em destaque ou usam embalagem totalmente transparentes e, claro, com os ícones natalinos.

Além da forma prática de viver e descomplicada, os holandeses valorizam a simplicidade, e preferem comprar só o que é essencial e relevante. Comem bem e para isso usam boas embalagens que protegem seus produtos.

Embalagem boa é a que protege bem o produto, é melhor e faz o mundo melhor!

Visitar feiras internacionais é fundamental para afinar ainda mais os conhecimentos, fazer pesquisa de mercado e conhecer novidades, tendências e inovações da sua área, já que elas reúnem empresas expositoras e tecnologias do mundo todo.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.