Assunta Napolitano Camilo
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack
Os alemães são bem conservadores em seus hábitos de consumo. Numa rápida visita ao supermercado, percebemos como as tradições são fortes por lá.
Stollen, o famoso bolo de Natal alemão é feito com uvas passas e coberto de açúcar fininho, também conhecido como panetone alemão. Os biscoitos cobertos de chocolate Lebkuchen e o AdventsKalender (Calendário do Advento) também fazem parte das tradições dos alemães neste período.
O Calendário do Advento surgiu há muito tempo com os luteranos alemães, que tinham o costume de riscar com giz as portas ou paredes das suas casas, para contar os 24 dias que antecediam o Natal.
Também eram feitos calendários em formato de pequenos gaveteiros de madeira com 24 gavetinhas para as crianças. Iniciou-se a tradição de abrir uma gavetinha a cada dia, após a ceia e feita todas as tarefas, para descobrir ou ganhar um doce ou presentinho. Era um jeito divertido de esperar a chegada do Natal. Hoje, há diferentes propostas de “calendários”, como os feitos de papelcartão com chocolate, que são os mais comuns e tradicionais.
Na Páscoa, cascas de ovos de galinha verdadeiros são pintadas delicadamente de forma artesanal e recheadas com chocolates especiais. São lindos e muito apreciados.
Na mesa de qualquer ocasião, muitos produtos alemães permanecem em suas embalagens, que são praticamente imutáveis e mantêm seus conceitos. A embalagem da linha de queijos aerados da Almette tem design que remete à região de origem e formato de balde de madeira, que remete aos velhos tempos. O creme de leite para o café e o açúcar com canela em pó preservam a mesma embalagem há décadas.
Bebidas destiladas tradicionais como o famoso Killepitsch, com seus 165 anos, permanece igual. Mesmo produtos mais “modernos”, como o gin, têm garrafas desenhadas no conceito da escola Bauhaus, com linhas bem definidas. Ainda que algumas marcas optem por rótulo kraft “envelhecido” ou garrafa preta com rótulo com arte pós-moderna e tampa de madeira descolada, os contornos das embalagens são os mesmos.
As embalagens sempre refletem as preferências e o estilo do seu público:
Embalagens Melhores Mundo Afora para um mundo melhor!