SIAL Paris é visita obrigatória para os profissionais que atuam no setor
No dia 25 de outubro, a SIAL Paris encerrou mais uma edição em seus 54 anos. O evento bienal tornou-se um ponto de encontro inspirador para toda a indústria de alimentos, compartilhando as soluções de hoje e de amanhã para enfrentar os desafios alimentares para os próximos 30 anos. Em seus 250 mil m2, 7200 expositores de 119 países, apresentaram seus produtos e embalagens para mais de 160 mil visitantes de todo o mundo. O tema – Look Deeper (pensar profundamente) – tem o compromisso de ajudar as empresas a entender o mercado e as tendências para desenvolver e sustentar sua competitividade no setor de alimentos, que é um dos mais dinâmicos, e compostos por indústrias, em sua maioria, dos países do G20 (grupo das vinte maiores nações).
Durante os cinco dias do evento, fóruns, mesas redondas e entrevistas fomentaram os números para o setor. Conferências diárias apresentaram o relatório do exclusivo estudo global FOOD 360, realizado pela Kantar em associação com a referência em inovação e tendências XTC e complementada pelas tendências em alimentação fora de casa feitas pela GIRA.
Tendências confirmadas durante a SIAL 2018
Ao visitar a SIAL Paris 2018, confirmamos o que temos defendido desde 2009: as cinco grandes tendências de consumo:
- conveniência
- estilo (diferenciação)
- segurança (tecnologia)
- preocupação com a saúde
- questão ética
Para atender a tendência de conveniência, a indústria de produtos de consumo tem investido no desenvolvimento de pratos e bebidas prontas, com embalagens que podem ser refechadas e ir direto ao forno ou micro-ondas. Dentro deste movimento, também cresceu o mercado de produtos pré-preparados, com embalagens já no corte certo, bem como kits com ingredientes para o preparo de uma refeição.
O envelhecimento da população, fenômeno mundial, vai impor às empresas produtos com novos ingredientes e embalagens com acessórios ou aspectos ergonômicos para atender às novas necessidades.
A demanda por segurança está promovendo o desenvolvimento de embalagens com lacres que garantem a inviolabilidade; não podem ser abertas por crianças; não têm risco de contaminação; contêm informações sobre data de validade; permitem rastreabilidade ou conexão com a internet para mais informações.
A prata na categoria comida congelada. Ganhou o prêmio pela sustentabilidade da produção – técnicas agrícolas com baixo impacto ambiental e livre de pesticidas – e pela embalagem de papel biodegradável dos legumes congelados. O lançamento está previsto para janeiro de 2019.
O bronze foi para a BETTERS INTERNATIONAL SARL, dos Estados Unidos, com o stick (palito) de frutas liofilizadas (melancia, manga, abacaxi amazônico e banana) para crianças, sem adição de açúcar. Premiado pela conveniência e lançado em setembro de 2018.
Já o Sial Innovation Selection reuniu mais de 400 produtos inovadores. O Brasil foi representado pela Seara, que apresentou o produto Seara 100% Natural, cortes de aves com certificação Halal, desenvolvido exclusivamente para o Oriente Médio. As aves são criadas em granjas livres de antibióticos, alimentadas com ração vegetal, e que possuem certificado de bem-estar animal. Outro produto brasileiro selecionado foi o Natchup, da Cearence Frutã. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através da fundação AStef, o molho junta o nome Ketchup com “natural”. O produto foi selecionado pela sua variação de sentidos, pois é feito com acerola, abóbora e beterraba e rico em vitaminas, fibras e antioxidantes.
Alimentos Alternativos
Nos últimos 60 anos, a expectativa de vida de homens e mulheres aumentou em média 14 anos e até 2050, a população será de 100 milhões de pessoas. Um grande desafio para o setor. A responsabilidade da indústria de alimentos é cada vez maior: como entregar “comida verdadeira”, uma comida mais autêntica, natural, mais saudável e segura? Como comer para envelhecer bem? A necessidade de transparência, compromisso com o planeta e bem-estar animal nunca foram tão discutidos.
Nessa edição, o novo setor do evento – Alimentos Alternativos reuniu expositores, renomados especialistas em alimentação saudável e estrelas da inovação nesse campo de diferentes países. Superalimentos, orgânicos, “free-from”, rótulo limpo, desenvolvimento sustentável e bem-estar animal foram temas do Alternative Food Forum, que teve um espaço próprio. Além disso, contou com visitas guiadas ao setor com duas perspectivas: ingredientes alternativos e saúde, conduzidas por especialistas (da NutriMkt e Atlantic Sante, respectivamente). Profissionais de varejo e foodservice trocaram informações com fabricantes e destacaram oportunidades no setor por meio de mesas redondas e conferências.
“A verdadeira comida é uma tendência real agora. E parece ser inevitável”, afirma Nicolas Trentesaux, diretor da feira.
Durante os cinco dias, a La Cuisine ofereceu um verdadeiro coquetel de espetáculos culinários, em particular, com as aulas de culinária ao vivo e uma trilha temática de inovação dedicada ao serviço de alimentação e idealizada pelo patrono da SIAL 2018, o chefe de cozinha: Yannick Alléno!
O número de inovações baseadas em substitutos de carne excede o número de inovações baseadas em carne. Alimentos conhecidos da antiguidade, mais uma vez, ganharam o foco por suas propriedades naturais e de saúde. Kombucha, kefir e kimchi são exemplos.
Preocupação com planeta, resíduos e desperdício, a SIAL Paris não poderia ficar de fora. A organização da feira realizou coleta seletiva, área para doações de alimentos, reciclagem dos resíduos para conversão em energia.
Pelo conjunto da feira, que contemplou todos os aspectos da nova e da
futura indústria mundial de alimentação, a SIAL segue sendo a plataforma mais importante para quem quer entender as tendências, as inovações e as novidades do setor e assim contribuir para a produção de alimentos melhores com embalagens melhores e um mundo melhor!