A forma como diferencial

Na Europa é cada vez mais comum encontrarmos embalagens diferentes em que a forma é privilegiada para destacar o produto no ponto de venda. Conheça alguns destaques

Encontramos nos pontos de vendas da Suécia uma novidade bem atraente. Trata-se de um sabonete líquido da marca bliw, cujo o formato lembra um sabonete em barra. Sem dúvida, é um produto que agrada àqueles que se ressentem de usar sabonete líquido por causa de sensação de “pegar fisicamente”. O formato é agradável, sua “pega” é ergonômica, e o visual, lindo. Não houve problema nem mesmo com a questão da exposição, já que os sabonetes ficam bem acomodados em caixas de transporte projetadas para tal, e a exposição é realizada na própria caixa ou com as unidades soltas em cestas, similar ao que ocorre com os sabonetes tradicionais. O frasco “gostoso” de pegar e manusear, semelhante ao produto em barra, é produzido em PE e tem uma tampa de rosca em PP, que abre e fecha com um quarto de volta, de forma simples e intuitiva. A decoração também é clean e moderna, feita em serigrafia com apenas três cores. Os fabricantes optaram pela utilização de um contrarrótulo autoadesivo na base para trazer as informações complementares.

O segundo exemplo é de um shampoo da Jane Hellen, da sueca Hardford. O frasco também em PE possui tampa em PP translúcido, com destaque para as cores e a aplicação em rosa para contrastar com a tampa. A programação visual do rótulo chama a atenção pelo uso de diagonais e triângulos, acompanhando sua forma, também triangular até a tampa. Esta, com abertura total num sistema flip top, garante design diferenciado e bastante conveniência.

A alemã Henkel inovou apresentando ao mercado a nova linha para cabelos da Schwarzkopf, a essence ULTÎME, em novíssimo formato. Apostaram em frascos retangulares com cantos arredondados. O formato gera economia no transporte e privilegia a comunicação na medida em que amplia o painel frontal e destaca a linha. A modelo Claudia Schiffer dá o aval e é quem assina a linha com imagem da estampa do próprio rosto. Apesar da foto, a programação do rótulo é bem moderna e clean. Foi usado um rótulo e contrarrótulo único, do tipo no label look, que desaparece na decoração, embora tenham optado pelo sistema de impressão híbrido com flexografia e serigrafia.

Além do formato delicado, o novo desodorante dusch das, da Unilever do Reino Unido, usou a nova tecnologia de supercompressão do produto num sistema aerossol, que possibilita ao frasco cerca da metade do tamanho para a mesma quantidade, economizando espaço e material (no caso, o alumínio). Com isso, a proposta é prática e ambientalmente atraente.

A marca alemã Wellness & Beauty merece aplausos com seu novo produto, uma espuma de banho. A proposta é inovadora: a suave espuma com textura espessa e agradável e o aroma de cereja e rosas como componentes que acompanham um banho relaxante. O frasco em PET é elegantemente alongado e acinturado, em rosa suave e decorado com rótulo termoencolhível muito bem impresso num design simples e clássico, trazendo faixas de boxes de ton sur ton de rosas. A tampa, no mesmo tom de cor da base do rótulo, possui uma válvula pump que ativa a espuma de maneira prática e muito ergonômica.

As embalagens que apresentarem melhorias nos aspectos de decoração, design e segurança, forem mais leves, com formas atraentes e produzidas com mais eficiência, serão as embalagens que permanecerão no futuro, afinal: Embalagem melhor. Mundo melhor! Mais informações e fotos dos produtos podem ser obtidas no site: www.clubedaembalagem.com.br.

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