Especial: Interpack 2014

Maior evento da indústria de embalagens que ocorre a cada três anos na Alemanha, a InterPack encerrou a edição 2014 com uma marca recorde em vários aspectos. Foram mais de 175 mil visitantes, sendo 66% estrangeiros, vindos de mais de 120 países – além de inúmeras novidades. Com foco em tecnologias de processo e para evitar ao máximo o desperdício, as embalagens inovadoras foram o ponto chave nas discussões sobre o combate a perda de alimentos. Dessa forma, proteger alimentos foi o tema central da InterPack 2014.

Estudos estão sendo realizados com ativos químicos aplicados para interagir com o conteúdo das embalagens. Em garrafas PET estão aplicando absorvedores de oxigênio, para que bebidas sensíveis, tais como cerveja e suco de frutas, aumentem seu período de conservação. A RPC® apresentou a solução de potes em PET Barrier, que permite um envase a quente com temperaturas de até 110 oC, combinado com a excelente transparência do material e a aplicação de uma tampa de rosca.

A BTC Concepts® apresentou o conceito que une três garrafas para criar apenas uma, chamada BottleClips. Com a novidade, é possível reduzir o espaço para armazenamento das garrafas, e o consumidor pode fracionar o consumo do produto, uma vez que as garrafas são abertas separadamente. Muitas soluções para multipack foram apresentadas. A KHS chamou atenção com uma solução inovadora. A partir de uma estratégia utilizada na indústria automobilística, a empresa desenvolveu uma proposta em que, com apenas uma gota nas duas extremidades da garrafa, o adesivo é aplicado tanto em superfícies de material PET como em latas. Com isso, a união dos produtos forma o multipack, dispensando a necessidade de adicionar outros materiais. Por apresentar resistência apenas na vertical, para soltar as garrafas basta rotacioná-las.

Uma nova opção em plástico surgiu para embalar legumes em conserva. A solução é feita pela Kortec® e se chama KlearCan®. Trata-se de um pote em PP com barreira EVOH que é capaz de passar por todos os processamentos de alimentos e possui fechamento igual ao das latas convencionais. Também possibilita a aplicação de IML – in mold label para se destacar nas gôndolas.

A Krones desenvolveu uma nova garrafa PET para bebidas gasosas com peso reduzido, que agora é de apenas 9,9 gramas em garrafas com capacidade de 500 ml. O grande diferencial é que a nova garrafa é um terço mais leve se comparada às garrafas convencionais, mesmo mantendo suas características quanto à estabilidade e à segurança no transporte. A Krones também apresentou sua tecnologia de impressão direta em garrafas PET. As garrafas são sopradas, recebendo em seguida impressão que pode ser personalizada. A tecnologia dispensa a utilização de rótulos e traz benefícios a todos os elos da cadeia. O que a torna ainda mais interessante é sua condição de preservar a cadeia de reciclagem das embalagens. Sem dúvida, as embalagens que apresentarem melhorias nos aspectos de impressão, forem mais leves, com as maiores barreiras e produzidas com mais eficiência são as embalagens que permanecerão no futuro. Afinal: Embalagem melhor, mundo melhor!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.