A MAGIA DA REUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS DE VIDRO

Assunta Napolitano Camilo

A linha de produtos Sacciali, da empresa Predilecta, fez muito sucesso ao lançar sua “passata de tomate” numa garrafa de vidro com formato especial, muito elegante, que pode se transformar depois num decanter para vinhos, garrafa para água ou um lindo vaso para flores. A decoração foi feita com rótulo termoencolhível justamente para facilitar a “limpeza” da embalagem e permitir um novo uso.

Sacciali: muito mais que uma embalagem. Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

A embalagem ainda conta com uma tampa “Rojek”, que garante a segurança, e uma sobre tampa que permite guardar o restante do produto, caso seja necessário.

Mesmo sem “instruções” claras ou produzidas com o propósito de serem reutilizadas, as embalagens de vidro o são desde muito tempo.

Embalagens de vidro se tornam rapidamente utensílios úteis ou objetos, seja para guardar alimentos secos ou processados, pequenos objetos ou elementos de decoração… até mesmo lustres!

Na Europa, é muito comum encontrar em bazares ou supermercados potes de vidro e tampas para a produção doméstica de conservas, doces e geleias.

Aqui no Brasil, pequenas empresas ou microempresários utilizam potes e garrafas já usados para comercializar seus produtos de toda a sorte, uma vez que são muito fáceis de higienizar, envasar, tampar, rotular e preservar os alimentos por um bom tempo.

Sabemos que foi assim que começaram pequenas empresas de alimentos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Reutilizar as embalagens de vidro é intuitivo e largamente praticado. Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Há ainda algumas propostas de artesanato que utilizam as embalagens de vidro com base no trabalho artístico, como é muito comum nas praias brasileiras, por exemplo, para as “garrafas com areia” ou para inserir pequenos barcos e “usar” a garrafa de “moldura” e construir um objeto de decoração. Até a Lego tem um kit para construir tal proposta (“Ship in a bottle”).

Para lembrar que garrafas e oceanos só devem estar juntos em objetos de arte. Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Nosso desejo é que esta imagem possa nos lembrar que os oceanos é para os peixes e outros animais marinhos e, no máximo, para botes e navios navegarem, e nunca para embalagens vazias boiarem. Embalagens vazias devem voltar para os seus ciclos ou serem reutilizadas de forma criativa. Assim teremos um mundo melhor para mais pessoas.

Vem conosco desenvolver embalagens melhores para um mundo melhor.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.