Assunta Napolitano Camilo
Feira K: o show do plástico de 2019 consolida como o maior e mais importante evento mundial do setor
Como nas edições anteriores, os números são impressionantes
Expectativa:
A expectativa de investimentos é alta, pois o plástico continua sendo um material inovador e indispensável. A questão chave é a da reciclagem. Nada foi mais ouvido do que ECONOMIA CIRCULAR.
Este novo mindset (forma de pensar) precisa ser entendido e estendido para todos os atores e partes da enorme cadeia, desde a extração da matéria-prima até o seu retorno. Muitos apresentaram soluções concretas e criativas.
Os visitantes se interessaram especialmente por sistemas de reciclagem, matérias-primas sustentáveis e processos de economia de recursos. Sem dúvidas, o futuro começou.
Na edição da K em 2004, haviam muitos pavilhões de bioplásticos e plásticos biodegradáveis e/ou compostáveis. Ainda lembro dos estandes da Shell, Basf e do Hall 9 com tantas ofertas destes produtos.
Em 2019, o evento destacou o uso do recurso até o fim. Estender o uso em vez de degradá-lo. Esta opção fica apenas para situações específicas. T
ivemos a oportunidade de entrevistar Ulrich Reifenhäuser, Presidente do Conselho Consultivo para Expositores da K 2019, que estava encantado com os resultados da K 2019. “A indústria de plásticos e borracha conseguiu provar mais uma vez que os plásticos não são apenas materiais valiosos com propriedades excelentes, mas também que essa indústria assume a responsabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. A feira K deste ano excedeu em muito as nossas expectativas e foi capaz de gerar um ímpeto essencial para governança sustentável e novos modelos de negócios “, disse.
A intenção do público de se preparar para o futuro com as mais recentes tecnologias era claro. Todos estavam em busca de aumento da eficiência. As embalagens estavam no centro das discussões, pois das inúmeras aplicações do plástico, é a que efetivamente “sobra” ou tem “vida útil” mais curta. Só que é impossível vivermos sem elas.
As embalagens plásticas salvam alimentos, estendem o prazo de validade e aumentam a segurança alimentar. Assim, é urgente aplicar o nosso conhecimento para tratar os resíduos, pois:
Embalagem melhor. Mundo melhor.