Encontramos na nossa última visita aos Estados Unidos uma nova febre de “amostras grátis”: algumas enviadas por correio e outras encartadas em revistas e nos pontos de vendas para serem adquiridas por cupons ou como brindes no caso de compras de um determinado produto. A empresa americana Xela Pack trabalha com “contract Packaging”, ou seja, fornece o serviço de embalar ou processar as embalagens, já que as pequenas amostras exigem um equipamento de grande porte que só se justifica para altas quantidades. O modelo de negócio, após tantos anos de mercado, inclui até a possibilidade de desenvolvimento de design e de produto que se ajuste ao tipo de embalagem proposto.
A proposta de embalagem se apresenta como mais sustentável que outras em função de usar como base o papel, ou seja, fonte renovável de matéria-prima principal (em média, 75%), com estruturas de papel/alumínio/poli ou papel/poli oferecidas em tamanhos que variam de 5 ml a 30 ml. O papel pode ser 100% reciclado pós-consumo ou virgem, desde que com certificação. Utilizada para produtos líquidos e viscosos, bem como comprimidos, pós e granulados, é comum no mercado de saúde e beleza, cosméticos e de higiene pessoal, além de itens para o lar, alimentares e outros, como nutricionais e suplementos dietéticos, bem como inúmeros outros tipos.
O que mais agrada aos clientes é a possibilidade de as amostras ficarem em pé e terem boa performance de gôndola. Para os consumidores, é bem atraente o fato de serem de “pega ergonômica”, agradáveis e fáceis de abrir pela aba destacável. Antigamente, esse tipo de embalagem era mais utilizado em casos de amostras promocionais, porém agora é bem comum encontrá-la no mercado embalando produtos monodoses, como os “nutracêuticos” com a aprovação da FDA.
Do ponto de vista de marketing, o processo de impressão permite até sete cores, excelente visibilidade na gôndola e forte apelo de sustentabilidade. O produto tem sido adotado por grandes empresas e redes, como o exemplo que é comercializado pela CVS, gigante drugstore americana que usa a embalagem da Xela Pack como parte de ações de marketing para divulgação de novos produtos.