Recentemente visitamos a Bulgária, onde observamos muitos produtos à base de rosas, o que nos chamou muito a atenção. Encontramos bebidas especiais, como o Natural Rose Drink®, e a água com óleos essenciais de rosas Aquarose®, que inclusive recebeu um prêmio na SIAL (Salão Internacional da Alimentação – Paris – 2014).
Há também geleias e balas. As embalagens de lata de aço (Deo®), que mais se assemelham a embalagens de talco ou desodorante, são na verdade preenchidas com balas embaladas unitariamente em flow packs, cujo objetivo é garantir o aroma por mais tempo. O atributo destacado é o aroma candy, ou seja, balas aromáticas, que continham óleo essencial de rosa búlgara. O pote de vidro da geleia tem o formato de uma rosa com pétalas, e o produto traz o perfume de rosas e pedaços das pétalas. Um doce!
Produtos de beleza são os campeões de venda: de cremes a perfumes. Observamos que a maioria vem em cartucho de papelcartão como segunda embalagem, sempre com hot stamping, para valorização e posicionamento premium dos produtos. O padrão de design usando o tom de rosa claro misturado com o tom forte de vinho e fotos de rosas se repete em todos os produtos, inclusive nas sacolas de lojas, reforçando a identidade e fortalecendo-a.
Os sabonetes prometem a nutrição da pele, assim como os cremes de mão, que além do clássico, oferecem as versões com Q10 (anti-idade) e com iogurte probiótico (para peles mais sensíveis). Os protetores labiais (produto essencial no inverno rigoroso de lá) são cor-de-rosa, e a embalagem foge do tradicional cilindro para o formato exclusivo oval, com sistema de subida por rosca e tampa desenhada para lembrar uma delicada rosa.
Os homens também têm vez com uma linha especial de tratamento que oferece produtos para cuidado da pele e da barba. Há também produtos para bebês e uma linha para cabelos, além de amostras e pequenos frascos para souvenires.
É claro que a “joia da rainha” é um frasco de vidro especial de perfume (Eau de parfum). O frasco-objeto fosqueado tem o formato de um botão de rosa, e o conjunto válvula-tampa lembra o cabo da flor, um mimo delicado!
O mais curioso, porém, é que a Bulgária nem sequer figura entre os grandes produtores de rosas! No entanto, construiu um conceito e preparou a indústria para atendê-lo. Dessa forma, hoje o país é reconhecido por uma linha de produtos à base de rosas que só é encontrada lá, e as embalagens ajudaram a edificar essa história.
Embalagem pode ajudar a construir a imagem e promove um mundo melhor. Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.