Diversas empresas entenderam que seus produtos bem embalados podem se apropriar de manifestações culturais
Falamos e reportamos vários exemplos nos quais a embalagem é usada para levar cultura ou tradição a muitas pessoas e lugares, expandindo para além de seus países de origem. Podemos até dizer que a embalagem é uma manifestação cultural em si. A linha é tênue.
No último Natal, nós estivemos na Alemanha e pudemos notar que diversas empresas entenderam que seus produtos bem embalados podem se apropriar de manifestações culturais ou tradições do povo para levar sonhos e entregar muito mais.
O Advento (dia de Natal), por exemplo, é muito festejado pelos alemães, não só por seu conteúdo religioso para os cristãos, mas também porque eles fazem calendários especiais, os chamados Adventskalender, para contar e esperar os dias que antecedem a data festiva.
Eles são, na verdade, embalagens de pequenos chocolates. Num grande cartucho há pequenas aberturas picotadas em três lados, de tal maneira que se pode abrir uma a uma, retirar apenas um chocolate e manter o cartucho íntegro. São especialmente dedicados às crianças, para que possam fazer a contagem de maneira divertida. Possuem janelinhas numeradas de 1 a 24, e em cada uma há uma surpresa: normalmente doces ou pequenos presentes.
Os calendários podem ser de madeira, tecido ou papelão, possuem diversos formatos e tamanhos e podem ser confeccionados em casa ou comprados. Assim, cada um pode viver a expectativa do Natal a seu modo.
A origem dos calendários de Advento não é definida, mas parece que os primeiros exemplos surgiram nas famílias luteranas da Alemanha do século XIX. O costume era fazer 24 riscos com giz na parede e ir apagando um em cada dia. Também eram feitos quadros com 24 mensagens bíblicas para ler e refletir sobre uma delas a cada dia. Depois começaram a preparar caixas de madeiras com gavetinhas contendo cada uma um docinho, que eram dadas de presente entre as famílias. Em seguida vieram as de pano com bolsinhos, e, dentro deles, havia doces ou presentes. Atualmente há até prédios que se decoram como Adventskalender, acendendo a cada noite uma janela com musicais e outras manifestações culturais. Sem falar nos calendários on-line, que enviam surpresas virtuais.
E nos supermercados houve um boom de Adventskalender em 2014! Grandes empresas adotaram os calendários, dando-lhes roupagens modernas, entre elas Lindt®, Mondelez®, Ferrero Rocher®, Milka® e até mesmo a Coca Cola®!
E nós? Será que poderíamos embalar algumas das nossas tradições culturais? Devíamos refletir sobre isso. Embalagem com cultura é embalagem melhor e promove um mundo melhor.
Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br