Design clean

O que é um país senão seu povo, sua identidade, sua força e sua crença? Israel é um dos países mais novos do mundo porque só foi oficialmente criado em 1948 e, ao mesmo tempo, é um dos que tem um dos povos mais antigos da história da humanidade.

Estivemos em Israel a convite da HP (Hewlett-Packard) para acompanhar o lançamento da nova plataforma de impressão digital. Israel tem um espírito absoluto de inovação e empreendedorismo. Berço de muitas companhias “startup”, o país investe cerca de 4,5% do PIB em pesquisa e desenvolvimento, um dos maiores índices do mundo em uma sociedade multicultural, livre e aberta.

As embalagens são muito bem impressas e, de modo geral, apresentam design leve e clean, talvez por causa da influência da escola de arquitetura Bauhaus, tão forte por lá. Aqui daremos destaque a alguns exemplos de embalagens que chamaram a atenção mesmo considerando a simplicidade da obra.

A indústria de laticínios tem forte tradição no país. Suas embalagens mantêm um design leve, no meu ponto de vista até poético. As manchas pretas estilizadas, remetendo às vacas malhadas, estão até na forma do contra-rótulo e na janela da bandeja de queijo, com abertura fácil, resselável e design delicado.

A caixa de leite conta a história de forma poética, com direito, inclusive, a uma toalha de mesa xadrez. O pote de vidro do iogurte com rótulo termoencolhível possui tons de azul royal e parece ter saído de um filme antigo. É mais do que uma embalagem, trata-se de um objeto retrô que remete ao tradicional iogurte, delícia antiga de volta para o presente. O iogurte Bio Tnuva iogurtiozim mantém a cor azul como referência, no entanto, apresenta-se em pote mais simples que, para compensar, traz arte nas faces e na tampa, carregando nos elementos culturais.

A gastronomia israelense lembra a de outros países mediterrâneos, como a Grécia e a Itália, por isso é comum encontrar azeites, molhos e temperos bem valorizados em embalagens muito elegantes.

A embalagem de molho que mais surpreendeu pelo ineditismo foi a de 4 queijos em stand up com tampa em formato diferenciado que inclui alça e uma programação visual que remete aos antigos bules de porcelana; bem charmoso! O molho de tomate utiliza pote termoformado e entrega muita praticidade, em embalagem unitária ou múltipla, com quatro ou seis potes, similares aos nossos iogurtes.

Uma surpresa foi a vodka em dose de 100 ml em copo de PP termoformado. Esse é um produto com venda garantida em supermercados e lojas de conveniência em todo país.

Sem dúvida, essa primeira parte foi só um resumo das curiosidades das embalagens israelenses. Acompanhe mais novidades na próxima fase das embalagens de Israel e perceba por que…Embalagem melhor. Mundo melhor.

Outras fotos e imagens podem ser encontradas no portal Clube da Embalagem no www.clubedaembalagem.com.br

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.