Visita aos pontos de venda da Alemanha durante visita à Interpack apresenta destaques que comprovam as tendências de consumo
Aproveitamos a visita à feira interpack para conferir o status atual das embalagens na Alemanha, nas cidades de Düsseldorf, Köln, Krefeld e Tönisvorst. Pesquisamos nos seguintes pontos de venda: Real®, Tchibo®, Drogarie Markt (DM)®, Douglas®, Bio Basic® (orgânicos), Real-Future store® (supermercado do Futuro), C&A®, Kaiser®, Kaufhof® e Aldi®.
A Europa vive uma crise econômica sem precedentes e um clima de instabilidade e de identidade se instaurou. Algumas empresas já identificam seus produtos com a inscrição made in Europa para tentar “europalizar” e aumentar a aceitação de seus produtos ou em alguma medida diminuir a rejeição.
Os alemães cuidam da forma e da saúde, mesmo com uma alimentação baseada em batatas, embutidos e cervejas. O padrão médio não é de um povo obeso. Assim, bem-estar e bem viver ou “wellness” são pontos fortes da cultura local.
Notamos uma oferta superior de sucos, iogurtes, chás, águas e similares em relação aos refrigerantes. Inclusive os consumidores podem comprar frutas e sucos “recém-espremidos”, bem como saladas recém-preparadas em quase todos os pontos de venda. Proposta concreta de saúde e conveniência acessível.
Encontramos também muitos “smoothies” (sucos com alta concentração de frutas), sucos com pequenos pedacinhos de frutas e purês de frutas.
A empresa Schwartauer Werke® lançou há algum tempo a marca “Fruit 2 day”® que segue inovando os sabores. A cada estação apresenta uma cara nova. Nesta primavera, a embalagem se “vestiu” de havaiana, trazendo um suco com pedacinhos de fruta, sem açúcar no sabor exótico: fisália com nectarina!
Encontramos a nova embalagem cartonada asséptica da TetraPak®, no leite alpen milch®, que tem uma inclinação no topo que melhora o empacotamento ou a acomodação na embalagem secundária e melhora o derramamento do leite no copo. Falando de leite, vejam a proposta da Mondarin®, um arroz-doce pronto! Numa embalagem laminada, segura e conveniente: é só adicionar meio litro de leite e a tradicional delícia está pronta.
Dentro das tendências de sustentabilidade, destaque para a embalagem Green sense®, proposta da Wipak® para aplicação na categoria de fatiados, como presuntos, queijos e afins. Eles usam a base, ou seja, a bandeja de papel cartão resinado e o filme de fechamento frontal com papel na parte externa e com janela para a visualização do produto. Isso aliás reforça a imagem, pois a impressão perfeita e o design maravilhoso da arte até dispensariam a janela.
A conveniência de pequenas porções é notada nos cereais, biscoitos, barras e outros produtos para consumo em escolas, escritórios e academias.
Falando em escolas, lá a quantidade de açúcar nos doces e balas é bem controlada. Os confeitos, de forma geral, sempre têm algo além, como vitaminas ou colágeno, como as famosas balinhas em formato de ursinhos, os “gummi bears”.
A marca N.A.!® (Natural Addicts) oferece balas de frutas com 100% de frutas. É o snack de fruta, sem açúcar ou adoçante nem conservantes. Original com embalagem moderna: um stand-up pouch com design limpo e imagens hiper-realistas destacam o produto na gôndola.
Interessante a solução das balas Brause Bärchen® em embalagens de papel cartão pré-formadas, que valorizam o produto possibilitando decoração mais colorida e mantendo-o em pé.
Outra aplicação de papel cartão é a embalagem-açucareiro da marca Diamant®. A proposta torna a embalagem um utensílio: praticidade e elegância à mesa.
Cresceu o número de propostas e aplicações para o blister de papel cartão, uma alternativa mais econômica e ecológica para vários segmentos: bazar, papelaria, produtos pessoais, como bisnagas e bastões de protetor labial (vide exemplo da Balea®), esparadrapo, fita isolante, pilhas, baterias etc. As alternativas para substituição do plástico bolha (ou blister) vão desde colagem do cartão após prender o produto até a simulação de bolha com outra parte em papel cartão. A solução apresentada pela Hansaplast® é uma das melhores, pois alia a janela que permite a visualização do produto com o fato da embalagem ficar em pé ou ser pendurada.
Nas drogarias de lá já estão disponíveis os desodorantes masculinos versão roll on com melhor “empunhadura e esfera maior ou extra grande para atender os homens cada vez mais preocupados com a aparência.
Marcas próprias
As redes varejistas lá investem em marcas próprias. A rede de lojas Drogarie Markt®, ou DM®, similar a propostas das nossas “Lojas Americanas®” usa sua marca para uma enorme lista de produtos. Inclusive maquiagem e produtos pessoais.
A cadeia do grupo Metro, o Real, tem três marcas: TIP®, Real e Real selection, além de variantes, como a Real Bio para a linha de orgânicos. A Rede vende produtos alimentícios, bebidas, bazar, produtos pessoais e até produtos para animais ou “pet food” passando por produtos de limpeza. Pequenos grandes produtos Outra curiosidade nos pontos de vendas europeus são os pequenos produtos, como cremes, xampus, maquiagens. Enfim todos os tipo de produtos em tamanho portátil para ser usados em pequenas viagens, para levar à escola e ao escritório. São muito úteis! Grandes empresas, como por exemplo, a Beiersdorf® mantêm as versões miniaturas de toda a linha Nivea para atender esta demanda de portabilidade.
Embalagem para lixo e as sacolas de saída de supermercados e lojas
Nas prateleiras de saquinhos para lixo, há sacos de material reciclado com apelo ecológico e sacos com bactericida que são usados para as cestas de lixo de banheiros e cozinhas, segurança e saúde em primeiro lugar. As sacolas de saída são cobradas, portanto, poupadas. Difícil serem vistas voando pelo ambiente. Bom exemplo, não é?
A global holandesa C&A
A rede de lojas global C&A é holandesa, mas mantém lá o mesmo padrão consagrado mundialmente. Inclusive nas embalagens para presentes: como aqui são apresentadas em três tamanhos e são vendidas. A sacola de saída é de material plástico reciclado, com o apelo “we care” (nós cuidamos). Para os mais “engajados” na questão ambiental, é possível comprar sacola de algodão orgânico por € 1,50. Para tudo e todos sempre tem uma embalagem perfeita. Embalagem Melhor. Mundo melhor!