A alemã Henkel® lançou recentemente na Europa uma embalagem limitada para a marca Persil®. Trata-se de uma “caixa” plástica utilizada pela empresa como promoção para incentivar os usuários a comprarem a nova proposta do produto Persil duo-caps color®, que traz cápsulas de detergente para roupas bipartidas coloridas, embaladas em plástico hidrossolúvel. As cápsulas prometem alvejar, lavar e deixar as roupas macias e cheirosas, devendo ser colocadas com elas na máquina de lavar. Fácil e conveniente, esse tipo de produto tem conquistado muitos consumidores.
A proposta da caixa é que o usuário possa aproveitá-la como reservatório, ou seja, uma embalagem reutilizável, necessitando depois apenas comprar o refil. Dessa forma, a marca fica presente por mais tempo no armário do consumidor, assim como em sua mente. A caixa (ou pote) é produzida por injeção de polipropileno com paredes finas. A tampa permite o perfeito empilhamento. A forma de um paralelepípedo garante um excelente aproveitamento na armazenagem e um ótimo painel frontal. Na decoração, há um grande rótulo autoadesivo com imagem hiper-realista bastante colorida, que dá o recado imediatamente. A tampa, também injetada, é estruturada para não empenar e permite um sistema abre e fecha. Conta ainda com sistema de trava que não é fácil para uma criança abrir, além de ter lacre que demonstra violação.
Destaco a preocupação da empresa em comunicar aos consumidores que o produto deve ficar longe das crianças. Por meio de adesivos amarelos bem visíveis tanto no painel frontal quanto no rótulo superior, e também através de desenhos, mesmo que a língua não seja compreendida, a comunicação fica estabelecida de forma simples e direta. Aliás, essa preocupação de se comunicar com os consumidores de forma clara pode ser observada no contrarrótulo. É desnecessário ler, pois tudo é compreendido através dos ícones. Parabéns à Henkel® pela iniciativa, pois, instruções claras evitam acidentes e, assim, são melhores e: Embalagem melhor. Mundo melhor.