Atingir o estágio de envolvimento emocional de seus consumidores é para poucas marcas e empresas. Na Alemanha, a Nivea lança ação especial para alcançar os seus
Citando Walter Landor, que diz que “produtos são fabricados na indústria, e marcas são construídas na mente do consumidor”, compreendemos que essa afirmação traduz a realidade das marcas e seus serviços. O mundo das marcas e dos produtos está vivendo um novo momento com empresas que desenvolvem ações para aproximar, fidelizar e envolver os consumidores, clientes, seguidores ou fãs através das mais variadas invenções.
Como prova do momento citado recentemente, acompanhamos a ação monumental da Coca-Cola, que estampou suas embalagens com os nomes de seus consumidores, ampliando a ação posteriormente para nomes de cidades e agora até mudando as cores, para criar empatia com seu público adepto de futebol.
A Nivea, que está comemorando seus 100 anos, lançou em importantes cidades do mundo algumas lojas-conceito, como pudemos visitar em Zagreb, Croácia, em maio de 2012. Neste ano, reformularam sua linha de frascos incorporando tampas redondas e estampando na programação visual o círculo azul, ícone da marca. Aliás, algo que já deveriam ter realizado, tendo em vista que a latinha azul é quase um sinônimo da marca e de creme hidratante em todo o mundo. Sua cor e forma são algo único e um patrimônio que só eles têm. Todas as vezes que um consumidor de produtos dessa categoria se depara com produtos Nivea, remete à memória de carinho com momentos de experiências antigas, já que é uma marca que está no mercado desde o tempo de nossas bisavós.
Visitando Berlim no último mês de julho de 2013, fiquei surpresa com as proporções da nova loja-conceito que oferece, agora, além de produtos com linhas completas, um SPA com massagens exclusivas. Fantástico, uma vez que promove uma inesquecível experiência que mistura perfume, tato, recordações de carinho, relaxamento e a tradicional hidratação perfeita! Impossível não sair encantado. Outra ação maravilhosa foi a personalização da latinha de creme para eternizar os personagens na tampa. Sim, as pessoas estavam sendo fotografadas sozinhas ou em duplas, escolhiam uma mensagem para ser impressa e, após dois minutos, saíam da loja com a sua latinha decorada e se sentindo mais que queridas.
“Blauen gruessem” pode ser traduzido como um beijo azul ou cumprimento azul. Eu diria que a ação é realmente um abraço azul, pois ao levarmos a nossa latinha azul para casa ou para presentear alguém, ficamos definitivamente amarrados à marca. Parabéns à Nivea: embalagem melhor. Mundo blue e melhor.