Assunta Napolitano Camilo
O cuidado com o meio ambiente e a preocupação na destinação correta de resíduos é uma preocupação presente na vida de todos atualmente. A Vidroporto, fabricante de embalagens de vidro, investe mais uma vez na reciclagem de embalagens de vidro e promove um upgrade no projeto Ecopontos, criado pela companhia em 2018, que distribui pela cidade oito coletores para o descarte correto de vidro pela sociedade, onde o recurso financeiro gerado pelo caco de vidro captado nos coletores, é destinado à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Porto Ferreira (SP), onde está localizada a empresa.
Diferentemente do projeto iniciado há quatro anos, o Projeto Recicla Vidro conta com mais de 30 pontos de coleta de embalagens de vidro espalhados pela cidade, além de aproximar ainda mais a população da oportunidade de descartar corretamente as embalagens de vidro que tem em suas casas e comércio.
A Vidroporto adquiriu também um caminhão próprio para fazer toda a logística de retirada do vidro dos coletores para ter mais controle e autonomia no processo de captação do vidro. “A Vidroporto foi a 1ª empresa fabricante de vidro da América Latina a montar uma Usina de Beneficiamento de Caco Automatizada, que garante um menor consumo de recursos naturais na fabricação do vidro, como areia e também o calcário, e ainda diminui a emissão de gás carbônico durante o processo de fusão do material”, afirma Edson Rossi, presidente da Vidroporto. “Para cada tonelada de vidro recuperado, deixamos de gerar mais de 200 kg de CO2”, acrescenta.
O Projeto Recicla Vidro tem como piloto a cidade de Porto Ferreira. Contudo, o planejamento é para que seja expandido para as cidades da região, bem como seja replicado na unidade Nordeste, localizada em Estância (SE).
Materiais para rótulos
Investimentos em tecnologias para expansão do portfólio de produtos para redução de resíduos e neutralização das emissões de carbono estão entre as principais iniciativas da Avery Dennison, líder mundial em ciência de materiais, tem seguido uma agenda positiva norteada por práticas ESG que englobam ações como o desenvolvimento de produtos que promovam a economia circular, a redução dos impactos ambientais das operações e cadeias de suprimentos e a atuação como uma força para o bem, criando valor para todas as partes interessadas.
A companhia desenvolveu o portfólio de rótulos autoadesivos Sustainable Advantage. Entre as linhas de produtos, destacam-se a tecnologia CleanFlake, que facilita o processo de reciclagem de frascos PET sem contaminação, eliminando a etiqueta sem deixar resíduos na embalagem; o Wash Off, tecnología de rótulo removível que possibilita que embalagens sejam facilmente recicladas ou reutilizadas; e outra solução já disponível no mercado brasileiro de rótulos autoadesivos, o novo liner r-PET, que contém 30% de material reciclado, proveniente de garrafas PET.
“São soluções que permitem os convertedores de rótulos e marcas a reduzirem seu impacto ambiental, satisfazem a demanda do consumidor, aumentarem a capacidade de reciclagem e responderem com eficácia às crescentes regulamentações governamentais ao redor do mundo. Como parte fundamental para o caminho à regeneração, o Sustainable Advantage permite circularidade, melhora o desempenho ambiental e facilita a transparência em toda a cadeia de abastecimento”, afirma Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente-geral da Avery Dennison na América Latina.
Comprometida em ações que contribuam para a redução do efeito estufa e o consequente aquecimento global, a Avery Dennison tem como meta zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Protagonista nas ações que levarão a um futuro regenerado, em 2021 a companhia já atingiu o percentual previsto para 2025.