Empresa japonesa agrega transparência e maior shelf-life num único filme com patente exclusiva e inédita
De olho nas cinco principais tendências globais de consumo: conveniência, estilo, saúde, segurança e estilo, a empresa japonesa Toyobo, desenvolveu linhas de filmes PET (poliéster) com características especiais, que contribuirão para inovações em embalagens flexíveis.
A principal linha de filmes tem o nome de Ecosyar, com a tecnologia patenteada de dupla deposição de Al2O3 e SiO2, que:
- Garante transparência, alta barreira à umidade e oxigênio;
- Possibilita a redução ou substituição de camadas da embalagem, podendo substituir filmes metalizados, com PVDC e alumínio (o que ajuda na reciclagem e, portanto, na redução da pegada de carbono);
- Pode ser utilizada em embalagens retortable, ou seja, para produtos que passam por processamento em altas temperaturas, como autoclave; e produtos que podem ser aquecidos na própria embalagem por meio de banho-maria e micro-ondas.
Durante a Anuga Foodtec, na Alemanha, a Toyobo apresentou a novidade através de um de seus clientes, a também japonesa, Totai. A empresa mostrou várias embalagens, com amplas janelas, que permitiam ver o produto, atributo cada vez mais valorizado pelos consumidores. A visualização transpõe a barreira do idioma, relevante para um mundo cada vez mais globalizado, e minimiza as preocupações acerca do produto.
O mercado de embalagens flexíveis é o que mais cresce em todo o mundo. Tem ampliado a sua participação em vários segmentos, como de bebidas (iogurte, sucos, leites), alimentos cada vez mais elaborados, como os “retortable” (alimentos que são preparados ou cozidos na própria embalagem). Assim, muita pesquisa vem sendo realizada para atender cada vez melhor os requisitos do consumidor: segurança, conveniência e belos produtos.
A linha de produto ainda propõe ser melhor para o meio ambiente na medida em que elimina a metalização do alumínio (mais fácil de reciclar); bem como a necessidade do PVDC e, assim, temos o resíduo livre de cloro, o que permite a incineração. Além disso, a deposição de Al2O3 e SiO2 reduz o peso total da embalagem, e consequentemente, o custo. Igualmente importante é a questão do maior prazo de validade dos produtos, ou seja, shelf-life estendido.