A Estônia é o menor dos três países bálticos, localizado no nordeste da Europa, na fronteira com a Rússia. O país sofreu diversas invasões por suecos, poloneses, alemães, russos e soviéticos ao longo da sua história, e, depois de séculos, experimenta um período de liberdade e autonomia. Talvez por consequência da própria história, e não tanto por opção, seja o país mais ateu do mundo. Convive num clima de respeito à diversidade de forma muito autêntica.
As embalagens da Estônia refletem a arte e a cultura do jovem país. Não há grandes redes de supermercados, até porque o país é bem pequeno. A rede varejista é formada por minimercados locais e algumas redes dos vizinhos Letônia e Lituânia.
Há um grande respeito pelo meio ambiente. Um bom exemplo é a iniciativa da Jaffa, uma empresa de refrigerantes, que instalou caixas de coletas nos postes das cidades para a população descartar as embalagens facilmente. São caixas de tamanho pequeno com uma publicidade na parte frontal e abertura nas laterais para a disposição das embalagens vazias.
As embalagens de iogurte chamam a atenção pela beleza da decoração. Alguns casos trazem o fundo preto, como a Alma, criando uma atmosfera clássica, com frutas bem desenhadas por meio de ilustrações hiperrealistas. A Farmi faz questão de levar a tradicional arte dos bordados para suas embalagens, como podemos notar na cintura do frasco ou na cortina do pote de iogurte. A técnica desse tipo de bordado permeia todo o país em cortinas, toalhas, aventais e roupas – uma tradição secular presente nas embalagens.
A cerveja mais importante é a Saku. A bebida é apresentada em latas de alumínio e garrafas de vidro. O rótulo autoadesivo com ar de litografia ou carimbo antigo chama a atenção. Parece ter sido pintado num barril de madeira da Sauy Kodu Olu, outro exemplo de respeito aos velhos tempos.
Frutas soltas e livres são ilustradas na caixa longa vida dos sucos Aura, propondo frescor. O apelo das frutas sobre o verde intenso é bastante forte.
A proposta mais ousada é a do energético Sixtynine ou 69. O rótulo é metalizado com fundo roxo, com os números 6 e 9 fazendo uma referência erótica explícita. A garrafa PET tem o tom azul muito escuro, lembrando o ambiente noturno. A ousadia é completada pela inclusão de uma embalagem com um preservativo colado no gargalo. Não sei como os órgãos de defesa do consumidor lidarão com as eventuais queixas de propaganda enganosa, caso a promessa explícita não se concretize. A proposta é uma divertida brincadeira que provoca a galera, dando um recado direto!
Tradicional ou ousada, o que importa é que Embalagem melhor. Mundo melhor. Mais fotos e embalagens de vários países, acesse www.clubedaembalagem.com.br.