Embalagens traduzem cultura de austeridade da Rússia

A Rússia sempre desperta curiosidade, talvez pelo clima de mistério em razão de ter sido um país fechado ao mundo por tantos anos, ou devido à sua história, cheia de sagas. Por ser um povo que sofreu muitas invasões, guerras e ter um clima difícil, possui uma relação com o consumo de “poupança”. A forma de lidar com excessos e perdas de alimentos é cuidadosa. Essas características afetam em certa medida os produtos e, consequentemente, as embalagens.

As grandes empresas de consumo estão presentes por lá (Unilever, Procter & Gamble, Colgate, Inbev, Parmalat, Coca-Cola, Pepsico etc), além, claro, de haver muitos produtos de empresas russas e os regionais. O maior volume de compras é comercializado em lojas médias ou nos mercados de vizinhanças, que são muitos. Estive num supermercado muito diferenciado. De fato era lindo, com gôndolas e prateleiras de madeira trabalhada, bela exposição dos produtos (todos muito bons), lustres e janelas de cristal, contribuindo para um ambiente de luxo! No dia a dia frequentei o Ceboh, que parecia ser o modelo mais comum.

As redes de supermercados de origem russa mercado, no entanto, redes globais como Auchan (francesa), IKEA (sueca), Real e Metro (alemãs), Kesko (finlandesa), Spar (holandesa) e Billa (austríaca) também atuam. O Tesco teve ao menos uma loja próxima a Moscou em 2007, mas fechou. Lá os grandes supermercados se localizam na periferia e são os preferidos para grandes compras por terem preços mais acessíveis.

O padrão de embalagens não é muito diferente. Eles consomem muitos laticínios e carne de porco pronta ou pré-preparada. Há a presença de embalagens de aço para conservas (grãos, vegetais, carnes e molhos). Um exemplo é o contraste entre a embalagem de molho num frasco de vidro muito elegante com rótulo clássico e o molho “refil” em stand up pouch. Os pães são vendidos em embalagens plásticas seladas para aumentar o tempo de validade.

Os russos têm muito orgulho dos seus produtos, como o macarrão instantâneo de 60 g (mono porção), com um flow pack selado na vertical. A diferença está no destaque dado ao trigo usado: como é russo, há um splash com um ramo de trigo envolto na bandeira russa.

As embalagens de chocolates têm um fechamento único, com dobradura tradicional, cada uma trazendo uma história, uma cena, uma ilustração que interage com o consumidor.

No verão, os sorvetes são muito apreciados. Os picolés e os cones são apresentados em flow pack em BOPP laminado. Um deles, da empresa Rusholod, tem uma marca no mínimo curiosa: CCCP®. Isso mesmo, a sigla da antiga União Soviética. Embalagem traços, histórias e valores. Embalagem melhor. Mundo melhor.

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