A importância das embalagens de transportes tem crescido, sendo mais valorizadas e respeitadas em todo o mundo. Observamos, este ano, durante a interpack, Metpack e na premiação do WPo (World Packaging Organization) várias soluções novas que devem ser consideradas nos investimentos em novas linhas ou na escolha de alternativas para estas embalagens que são fundamentais para a redução de perdas de produtos e aumento de competitividade seja no âmbito nacional ou para exportações.
A Greif apresentou seus tambores industriais de plástico EcoBalance fabricados com 50% e 75% de PEad pós-consumo (PCr), reduzindo o consumo de resina virgem. Os benefícios ambientais incluem ainda menor consumo de energia e redução de emissões de CO2 em 30% a 50%.
A Schütz recicla PEad (polietileno de alta densidade) em vários níveis para criar embalagens e componentes, como a série de tanques internos Green Layer, que apresenta 57% de plástico reciclado e o palete Ecobulk produzido com 68% de plástico reciclado. Os clientes se beneficiam do uso de material PCr, baixo peso e segurança. O produto só entra em contato direto com material virgem. O material reciclado é usado exclusivamente na camada intermediária de três camadas.
A CGP COATING INNOVATION apresentou uma linha completa de papelão ondulado antiderrapante, com diferentes tipos de ondas E, B, EB, composições de 350, 400 e 600 g/m², e dois tipos de revestimento antiderrapante com coeficiente de derrapagem maior que 0,42° e antiderrapante extra maior que 0,60°, além das soluções adaptadas às necessidades logísticas específicas dos clientes. A folha de papelão ondulado antiderrapante é um acessório essencial para estabilizar produtos em paletes, especificamente quando são submetidos a movimentos longitudinais e laterais, durante transporte interno, armazenamento e transporte de mercadorias.
Palcut A/S, da Dinamarca, produz folhas que asseguram uma paletização estável e eficiente. O papel antiderrapante intercalar otimiza a paletização e o transporte. Com um revestimento de alta fricção, garante aderência e união das camadas, além de transporte seguro. Tem várias estruturas disponíveis de acordo a necessidade de barreira necessária.
A Cartonplast, líder de mercado no fornecimento de embalagens de transporte reutilizáveis para a indústria de alimentos e bebida, apresentou uma solução de pooling em circuito fechado, que abrange intercaladores, paletes e tampas superiores, resultando em maior eficiência em todo o processo logístico. São duráveis, recicláveis e projetados para limpeza industrial de alta tecnologia. Além disso, possuem marcação para rastreabilidade, garantindo o controle e monitoramento eficaz.
Maschinen e Windmüller lançaram a série e.BAG para produção de sacolas de papel de delivery, com opções versáteis e recursos avançados, como a fita de abertura em linha, tornando a abertura fácil e conveniente. A máquina pode ser configurada de acordo com as necessidades individuais, garantindo eficiência e sacolas competitivas. Elas são resistentes a rasgos e furos, protegendo os produtos durante o transporte e garantindo sua segurança. Além disso, são recicláveis e reutilizáveis, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e o impacto ambiental.
A GrizzlyBag® é uma proposta de proteção de carga eficiente. Trata-se de bolsas de estivagem de tecido PP ou papel kraft preenchidas com ar para evitar movimentos indesejados no transporte da carga. Disponíveis em várias dimensões e oferecem opções como enchimento rápido ou a clássica válvula de silicone para contêineres e caminhões. As bolsas de estivagem GrizzlyBag® PP-woven standard apresentam uma capa externa robusta em polipropileno (PP), ideais para uso em condições climáticas adversas. Possui resistência à álcalis, ácidos e solventes químicos. A bolsa interna (inliner) de polietileno (PE) mantém o ar de maneira segura. É indicada para cargas de peso leve a médio.
A Videojet oferece várias tecnologias, incluindo jato de tinta contínuo, térmico e a laser: a Videojet® 1580 C é uma impressora especializada em pigmentação suave para contrastes. Funciona como uma impressora padrão de corantes, com desempenho inovador. Lançou também sistema de marcação a laser CO2, de 30 watts, projetado para marcar códigos nítidos em plásticos e papel em velocidades de até 900m/min nos setores de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêutico e embalagens.
O 3350 Smart Focus incorpora foco automático e marcação dinâmica de última geração que facilitam as trocas de produtos sem mover o laser. Permite a marcação a uma distância focal autoajustável, correção de campo plano uniforme, um localizador de foco de feixe piloto e um modo de alcance/tamanho flexível. Esses recursos ajudam a reduzir os toques do operador, melhorar a qualidade da marcação e aumentar o uptime. Os equipamentos oferecem recursos de marcação de alta velocidade para imprimir texto, códigos de barras, gráficos e outras informações em velocidades de até 2.000 caracteres por segundo. O cabeçote de marcação com resolução de 60 dpis fornece códigos permanentes de qualidade para suportar a rastreabilidade do produto e antifalsificação.
A Packem, empresa do Brasil, é líder na produção de contentores flexíveis (FIBC) feitos de fibras sintéticas PET ou polipropileno. A empresa se destaca por ser pioneira na produção de big bags de PET 100% reciclados e recicláveis, contribuindo para a economia circular e redução de resíduos plásticos.
A Minini, uma empresa de FIBCs (embalagens flexíveis para grandes volumes), lançou um big bag com divisória (baffle). Com faixas internas de reforço nos cantos e ausência de partes côncavas, o big bag mantém sua forma retangular ou quadrada após ser preenchido. Isso otimiza o espaço durante o transporte e armazenamento. Com um aumento no volume de 16 a 23% em comparação com os big bags padrão, assim, reduzem os custos de transporte e promovem benefícios ambientais.
A bolsa de armazenamento a frio Kurly é uma inovação em embalagem de papel, com isolamento e amortecimento eficazes. Com camadas internas ajustáveis e espessura otimizada, mantém o efeito de resfriamento e amortecimento. Oferece 31% mais poder de resfriamento a -18o em comparação com bolsas de ar e mantém a qualidade das caixas de frio. 100% papel, reciclável e seguro, diminui o desperdício interno e externo, aumentando a eficiência logística.
A Flöter, da Alemanha, oferece o PaperWave Bio, almofadas de ar de papel 100% reciclado, certificado pelo FSC. Com baixo consumo de energia e emissões reduzidas durante o transporte, o PaperWave é 95% ar e 5% material, decompondo-se em menos de 90 dias. Sua eficácia e sustentabilidade estão impulsionando seu uso por clientes de comércio eletrônico. Economia de material (0,9 kg de almofada de ar em vez de 11 kg de papel amassado/m3); Economia de energia de aproximadamente 70%; Redução da pegada de CO2 em comparação com papel amassado em 80%; 95% de ar, apenas 5% de conteúdo de material que é compostável.
Smurfit Kappa da República Tcheca desenvolveu uma solução inovadora de embalagem para unidades de aquecimento. Uma única embalagem universal foi desenvolvida para nove tamanhos diferentes de produtos, substituindo quatro caixas distintas. Uma embalagem telescópica protege eficazmente os produtos contra movimentos indesejados e substituiu materiais plásticos por soluções mais sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono da embalagem em 58%.
A Westrock lançou o sistema Pak on Demand que deve revolucionar as vendas online. A partir de seu papelão ondulado em bobinas (KD FOLD), o sistema recebe as informações do produto a ser enviado, corta o papelão na medida certa, dobra, cola e codifica e o despacha para o cliente. A economia e rapidez do sistema prometem experiências exclusivas ao consumidor, ampliando o engajamento com a marca, além de entregar conteúdo personalizado e incentivar o uso adequado. A obtenção de informações valiosas dos usuários finais melhora o database assertivo da empresa.
A Robopac S.p.A., junto com OCME, do Grupo Aetna, oferece o Palletizador Robótico Pegasus proporciona alta velocidade e flexibilidade, manipulando vários tipos de produtos e embalagens. A configuração é adaptável ao recipiente e à velocidade da linha. Existem dois modelos: um para pegar fileiras e outro para pegar camadas. O modelo de fileira alcança 11 ciclos/min, enquanto o de camada atinge 630 camadas/h. Opções incluem dispositivos auxiliares para pegar almofadas e paletes, uma unidade de colocação de camada automática e personalização de acordo com as necessidades do cliente. O software Program Maker permite criar programas de paletização independentes.
MSK Verpackungs-Systeme apresentou uma máquina de desembalagem automática, a MSK Defotech. Com o objetivo de automatizar a logística de paletes, além do final da linha de produção, incluindo a área de recebimento de mercadorias, a MSK oferece linhas para desembalar paletes de filme e cintas, bem como a subsequente despaletização. O desembrulhador está disponível para os tipos comuns de embalagens de filme. Após desembalar os paletes, prepara automaticamente o filme para reciclagem por meio de um sistema especial de remoção, facilitando a reciclagem.