Maior ponto de encontro da indústria global de embalagens, a interpack, aconteceu de 4 a 10 de maio, em Dusseldorf, na Alemanha. Com o tema “Bem-vindo ao lar”, a feira reuniu 2807 expositores de 61 países e atraiu mais de 143 mil visitantes de mais de 156 países diferentes. O Instituto de Embalagens também participou deste grande evento como expositor, além de observar as inovações e tendências do setor.
Destaque nos últimos anos, embalagens de fibras celulósicas foram protagonistas de grandes novidades e responsáveis para uma grande mudança de mindset. A Stora Enso desenvolveu uma inovadora solução de embalagem de proteção. Trata-se da espuma de celulose Papira produzida sem o uso de solventes, que está passando por avaliações para obter certificações de reciclabilidade e biodegradabilidade. Feita de fibras de polpa de madeira, Papira oferece proteção e amortecimento para embalagens de transporte.
Reconhecendo a importância da rastreabilidade e a crescente demanda por informações adicionais nas embalagens, a Seda adotou uma abordagem inovadora ao incluir um tab destacado em suas embalagens promocionais. Esse tab contém um QR code, que proporciona acesso rápido e fácil aos conteúdos adicionais e promocionais relacionados ao produto. Cada embalagem ou copo de papel individual tem um número de série.
A Mondi Group e a VELTEKO lançaram uma embalagem de papel produzida com o “Functional Barrier Paper 95/5”, um papel barreira reciclável com proteção contra vapor de água, umidade e insetos, adequado para de alimentos secos, frescos e congelados. A embalagem foi produzida em máquina de embalagem vertical compacta e de alta velocidade, da Velteko, capaz de produzir até 200 sacos por minuto.
KHS Group, Mondi e Krones apresentaram alternativas para multipack e agrupamento de embalagens de papelcartão ou micro-ondulado, que permitem aos fabricantes de bebidas eliminar completamente o uso de filmes termoencolhíveis e reduzir o consumo de plástico. Da mesma forma, a ULMA Packaging, Selovac Industria e Comércio , Mondini, Sealed Air Corporation e Bernucci apresentaram tecnologias para bandejas de papelcartão revestidas na matriz de formação com um filme plástico adequado, que garante barreira necessária para a proteção do produto, sempre reduzindo o consumo de plásticos.
Para substituir embalagens de uso único, a MULTIVAC Group introduziu a inovadora linha de termoformadoras R 245 projetada especificamente para bandejas de papelcartão. Possui sistema de alimentação que permite o manuseio eficiente das bandejas de papelcartão pré-montadas. Durante o processo de termoformação, as bandejas são revestidas com um filme plástico adequado, que fornece uma barreira eficaz para a proteção do produto embalado. Há um sistema para retirar facilmente este filme após o consumo.
A ILLIG Maschinenbau GmbH & Co. KG destacou sua nova geração de máquinas de embalagem da série HSU (Hot Seal Unit). Com a máquina de embalagem HSU 650, a empresa estabelece novos padrões para embalagens tipo blister que são produzidas com papelcartão. Essa linha de máquina faz parte da estratégia de “Paperização” da empresa no setor “não alimentar”, contribuindo para a transição para materiais à base de papel e celulose.
Diversas soluções para a automação e digitalização das operações de embalagens ganharam destaque na Interpack. Entre elas, estão o manuseio automatizado de pacotes, sistemas de transporte inteligentes, robôs de coleta e AMRs (Robôs Móveis Autônomos). Essas tecnologias permitem maior eficiência, flexibilidade e personalização nas operações de embalagem, atendendo às demandas em constante mudança dos consumidores.
A série de robôs Delta FlexPacker da ABB Brasil oferece alta velocidade e precisão no manuseio de produtos e embalagens. Esses robôs são altamente flexíveis e adaptáveis, permitindo a rápida reconfiguração das linhas de embalagem para atender a diferentes necessidades de produção. Isso é especialmente importante em um contexto em que os consumidores demandam embalagens personalizadas e variedade de produtos.
A Garant Maschinenhandel GmbH e a Windmoeller & Hoelscher Group lançaram a série e.BAG para produção de embalagens de papel para o segmento de delivery. Uma das principais inovações é a fita de abertura em linha, que torna a abertura da embalagem fácil e conveniente, promovendo uma experiência positiva para o cliente, além de excluir o uso dos tradicionais grampos para fechamento.
A visita à Interpack reforçou a importância dos pilares da sustentabilidade, novas tecnologias e segurança na indústria de embalagens. Esses aspectos são fundamentais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de embalagens melhores para um mundo melhor