Interpack apresenta soluções para a indústria de laticínios

Assunta Napolitano Camilo

Num espaço correspondente a 28 campos de futebol, a Interpack, maior feira internacional de embalagens, aconteceu de 04 a 10 de maio, em Düsseldorf, na Alemanha, reunindo 2807 expositores e 143 mil visitantes de 155 países. Depois de um hiato de seis anos, a feira mais esperada pelo setor no mundo, apresentou muitos lançamentos, conferências, eventos e encontros.

A crescente preocupação global com a questão ambiental tem levado as empresas a se empenharem cada vez mais em desenvolver embalagens melhores e em adotar práticas de produção com menor impacto ambiental. A Interpack 2023 foi uma plataforma para a discussão e troca de ideias sobre como a indústria pode contribuir para um futuro melhor e consciente.

Nesta minha oitava visita à Interpack encontrei inovações e caminhos de volta ao passado que devem ser cuidadosamente avaliadas. Digitalização? Inovações? Novos materiais? Novos processos? Novos equipamentos? Propostas disruptivas? Novos caminhos? Compartilhar conhecimento e tratar com muito RESPEITO é o certo para a questão da sustentabilidade. Cooperação é a chave!

Algumas pesquisas de novos materiais eram interessantes, outras, porém um tanto questionáveis, como filmes à base de algas. Qual a escala de produção desta solução? Quais barreiras? Como seria a maquinabilidade ou a produtividade e outras questões assim.

Os laticínios são produtos sensíveis e precisam de barreiras adequadas para serem embalados e transportados com segurança alimentar adequada para o shelf-life proposto. A BASF apresentou novos projetos e soluções nas três fases do ciclo de vida de embalagens: produzir, usar e reciclar. Destaco a poliamida Ultramid Cycled, que utiliza matérias-primas alternativas a partir da reciclagem química de resíduos plásticos, e pode ser utilizada em embalagens de alimentos. Além disso, a empresa avançou em filmes multicamadas de polietileno/poliamida, que são recicláveis, através da inclusão de aditivos, que melhoram a circularidade das embalagens plásticas.

A SealPack, MULTIVAC Group e ULMA Packaging apresentaram embalagens de polpa moldada ou papelcartão com barreira para contato com alimento, cuja barreira (filme plástico) foi desenvolvida considerando a reciclagem, pois a bandeja e a barreira são facilmente separadas.

A Winpak desenvolveu em conjunto com a Aisa, o SqueezPOD, uma inovadora embalagem flexível para alimentos, que é leve como o pouch e funcional como uma garrafa. Trata-se de uma nova proposta que possui uma pequena base rígida, com tampa com altura máxima de 2 mm, que oferece conveniência de abertura e fechamento, além de conferir estrutura.

Outra proposta inovadora foi apresentada pela AeroFlexx. Trata-se de embalagem flexível para alimentos líquidos que oferece uma série de vantagens. Além de sua capacidade de manter sua forma enquanto permanece flexível, a solução exige menos plástico em sua fabricação, é durável e confiável. Sua capacidade de resistir a quedas de até 7,62 metros, sem vazamento ou rompimento, pode reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a segurança alimentar. Além disso, a facilidade de usar o conteúdo até o final torna-a uma opção conveniente para os consumidores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto: Acervo FuturePack

Inovação com foco em sustentabilidade

A The Multitubes Group lançou bisnagas monomaterial com tampa fina (-25% de plástico em comparação com a tampa regular) e sem ombro. São produzidas com 100% polietileno (PE) e podem ser feitas com polietileno pós-consumo, além de polietileno de origem vegetal. Também podem ter barreira EVOH.

A italiana Seda International Packaging Group , fabricante de copos, cones, potes de papelcartão e papel, desenvolveu potes e tampas 100% de papelcartão, retangulares e quadrados, para até dois quilos de sorvete. Trouxe soluções com QR Codes e Realidade Aumentada para possibilitar promoções e interações com os consumidores.

A Gualapack Brasil apresentou sua solução de tampa tethered para embalagens flexíveis. As tampas presas reduzem significativamente o lixo e antecipam a nova diretiva sobre Embalagens de Utilização Única (SUP, na sigla em inglês). Além disso, as tampas são mais leves e possuem um design antissufocamento, sendo compatíveis com todas as nossas linhas de envase e podem ser personalizadas.

A SABIC , UPM Raflatac , Taghleef Industries e a Zarotti colaboraram para criar rótulos de polipropileno (PP) circular, com certificado SABIC® baseado em plástico oceânico reciclado avançado (OBP). O objetivo é reduzir o impacto ambiental dos plásticos nos oceanos, incorporando material reciclado nos rótulos. O projeto TRUCIRCLE™ reutiliza resíduos plásticos pós-consumo recuperados de áreas próximas aos rios e oceanos. A colaboração da cadeia de valor mostra como o plástico oceânico pode ser trazido de volta para um fluxo de material circular.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

Digitalização

O setor de embalagens enfrenta atualmente desafios significativos para se adaptar às mudanças trazidas pela era digital e pela pandemia de COVID-19. A digitalização já transformou a maneira como as fábricas operam, com a adoção de tecnologias como big data, realidade aumentada e manutenção remota de máquinas. Além disso, a pandemia destacou a importância do comércio eletrônico para a sobrevivência dos negócios. Neste contexto, a adoção de soluções digitais e automatizadas pode trazer vantagens e riscos para as operações de embalagens, bem como afetar significativamente o trabalho dos funcionários.

É importante entender os desafios da digitalização no setor de embalagens e como as empresas podem se adaptar para continuar competitivas e bem-sucedidas. Algumas empresas apresentaram serviços de diagnóstico remoto, inteligência artificial e sistemas de controle e rastreabilidade que muito colaboram para uma fábrica melhor.

A Markem-Imaje apresentou soluções de identificação de produtos e inteligência de embalagens. Mostrou inovações em hardware e software para marcação e codificação, que impulsionam a eficiência, digitalização e sustentabilidade, pois incluem serialização e rastreabilidade, customização, codificação dinâmica em alta velocidade, gestão de dados e inteligência artificial para rastrear produtos em toda a cadeia de suprimentos e fortalecer a confiança do consumidor em suas marcas.

A tecnologia Simpl-Cut™ da P.E. LABELLERS Brazil simplifica o processo tradicional de rotulagem roll-fed, permitindo que as operações de corte e transferência de rótulos sejam realizadas com um único tambor. Isso simplifica a operação e manutenção, aumentando a eficiência e produtividade da linha.

Com inovação e digitalização, a WestRock Company criou uma solução que permite rastrear a interação dos clientes com as embalagens. Isso possibilita experiências exclusivas que promovem o engajamento com a marca, entregam conteúdo personalizado e incentivam o uso adequado, impulsionando a compra repetida. Além disso, a obtenção de informações valiosas dos usuários finais melhora os esforços futuros da empresa. O sistema recebe as informações do pedido do cliente e prepara a embalagem customizada para este pedido, define a faca, a impressão e a etiqueta ou codificação para o despacho: tudo num só equipamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack

EMBALAGENS salvam alimentos e remédios e são fundamentais para um planeta de oito bilhões de pessoas que precisam de um mundo melhor. A sustentabilidade deve ser ambiental, econômica e social. Devemos todos, juntos, construir um mundo melhor para todas as pessoas e ninguém deve ser esquecido ou ficar para trás.

Em um único artigo seria impossível reunir todas as informações, assim, caso haja interesse em saber mais sobre o evento ou sobre um segmento específico da indústria de embalagens, podemos preparar um material específico.

Além disso, estamos preparados para desenvolver treinamentos e palestras customizadas para os diferentes segmentos e mercados. Consulte-nos!

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.