Os argentinos, sobretudo os portenhos (os nascidos em Buenos Aires), têm hábitos requintados e as embalagens do lanche da tarde devem se adequar
Os argentinos sempre que podem fazem uma pausa a tarde para um momento agradável com um bom lanche, café e chá, além de galletas (biscoitos) e doces.
Os biscoitos recheados com ares artesanais não faltam à mesa dos argentinos. Um exemplo disso é o produto da Terepín. Mais do que um biscoito, é quase um bolinho doce, com farto recheio de geleia. O biscoito ilustrado na foto da embalagem é de frutas do bosque. O cenário bucólico suave destaca os biscoitos, que dão água na boca. Embora usem um fundo branco, deixaram o metalizado “vazar” em alguns pontos para fazer a embalagem brilhar delicadamente. A embalagem tem a cor forte da geleia e filetes dourados para reforçar o toque nobre.
Mesmo produtos de marca própria, normalmente menos sofisticados, têm seu espaço. A embalagem dos cookies do Carrefour apresenta uma bela ilustração com gotas de chocolates e grãos, com destaque para as vitaminas, ramos de trigo e, claro, tudo com fundo de cor sóbria e filetes dourados. O pacote vem com uma bandeja termoformada que mantém os biscoitos inteiros. E eles fazem questão de destacar a informação na embalagem.
A opção para os consumidores que estão de dieta são os biscoitos de arroz, sem sal, como o da Tia Maruca, com proposta mais natural e leve. A embalagem explora muita transparência, além disso a identidade visual traz ainda o xadrez da toalha de antigamente muito suave e o branco e azul da bandeira argentina. (eles são muito patriotas).
Pode-se, claro, num caso ou outro adicionar mel ao biscoito. Outra tradição por lá. Esta embalagem stand- up pouch, com uma bela janela transparente em forma de gota, entre ramos de flores e uma abelhinha estilizada, é uma alternativa mais moderna que pode atender mais consumidores com menor desembolso.
Para os que podem investir um pouco mais, há a alternativa dos doces com ares caseiros como este da La Vieja Fábrica (a velha fábrica). Uma solução muito clean e elegante: um rótulo que também funciona como um lacre. O rótulo e o contra rótulo tem apenas a cor dourada, só textos, e com muita classe. O simples encanta e é sofisticado ao mesmo tempo. Apenas um pote de vidro standard com uma tampa dourada. A transparência permite ver a geleia com pedaços de laranja. Encanta e convence o consumidor a levá-lo.
Embalagem melhor. Mundo melhor.