Assunta Napolitano Camilo
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack
Os franceses primam por saúde no consumo de laticínios e com embalagens charmosas. O café da manhã francês (petit-déjeuner) saudável tem que ter iogurtes.
A La Fermière é uma empresa familiar, que desde 1952, prepara seus produtos com leite do Alpes franceses, que são aromatizados com baunilha da ilha de Madagascar. Um multipack une dois potes que é finamente decorado com um papelcartão com impressão off-set, destacando a flor da baunilha. O verso conta a história do produto e da empresa, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores. No emblema da marca, a bandeira francesa é orgulhosamente destacada e, na parte da base, além das informações nutricionais, há orientação para o correto descarte das embalagens. Aproveitamento completo da área do cartão. Em vez de um box que esconderia os potes, o formato do multipack, ganhou uma faca que acompanha o recorte dos potes e ainda faz uma cinta que remete a uma fita os amarrando, um charme!
Os potes de porcelana podem ir do freezer ao forno de micro-ondas. Os potes azuis- turquesas como o logo da marca e da cinta recebem uma gravação em baixo relevo destacando os 70 anos na empresa. O lacre de folha de alumínio dourada completa (sela) a obra. Duvido que alguém deixe de guardar estes lindos e úteis potes!
Já a Normandoise escolheu um lindo pote de vidro que destaca o seu iogurte feito com o leite do dia da fazenda de agricultura orgânica. A decoração é feita com rótulo autoadesivo de BOPP branco. O design usa apenas duas cores pink e preto. Ícones da França e da vida numa fazenda rodeiam o círculo pink que destaca a marca de iogurte orgânico da fazenda. O lacre de alumínio na cor pink apenas traz ilustração de duas framboesas que explica que se trata de um iogurte BIO. Simples e direto assim.
Muitos brasileiros quando vão à França sentem falta de leite condensado, talvez por que procuram a leiteira clássica numa embalagem de aço ou embalagem cartonada asséptica. Lá, no entanto, é mais comum encontrar este produto embalado em bisnagas com a da Regilait, um formato econômico de 300g. O design, neste caso, também foi econômico. A bisnaga laminada no seu verso informa alguns usos possíveis com o leite açucarado ou leite e açúcar concentrado, orienta sobre o descarte da embalagem e, sempre que podem, os orgulhosos franceses estampam o mapa da França nas três cores, com o “carimbo” “Fabriqué en France”.
Como sempre comentamos, as embalagens refletem os hábitos e costumes dos diferentes povos. Uma possibilidade de conhecer mais sobre a cultura.
Embalagens melhores mundo afora, mundo melhor.