AO VISITARMOS OS PONTOS DE VENDA MUNDO AFORA, NOSSO FOCO ESTÁ NAS DIFERENÇAS E PECULIARIDADES DAS SOLUÇÕES QUE CADA GRUPO DE CONSUMIDORES ADOTA
Em nossa viagem a Luxemburgo, encontramos em uma rede de rotisseries o serviço de entrega take away, ou seja, o cliente escolhe e leva para casa. A solução chamou nossa atenção pela simplicidade: bandejas de alumínio com tampas plásticas transparentes termoformadas que fecham a bandeja por sobreposição. A vendedora explicou que era possível aquecer diretamente na loja ou em casa, no forno micro-ondas ou no forno convencional. Uau! Lá as pessoas sabem que podem colocar bandejas de alumínio no forno micro-ondas! Aqui o assunto ainda é um tabu. É uma solução economicamente viável e muito prática, pois os consumidores podem aquecer na própria bandeja sem ter de sujar a louça. Ainda ouvimos da vendedora que, após o consumo, era só passar um pouco de água e descartar no lixo reciclável.
Depois visitamos a principal rede de supermercado do país, a Cactus. A rede cobre todo o país e tem versões menores no centro da capital e, maiores, nas outras cidades e na periferia. Lá adotam uma solução mais elaborada, inclusive para a linha de pratos prontos da marca própria, como a da foto. O produto (normalmente massas) vem acondicionado em uma embalagem dupla: uma simples de alumínio (descartável, sem parede ou abas especiais) e, por cima, outra, termoformada e selada. A solução é semelhante à que já existia com as máquinas seladoras, porém, em lugar de colocarem o produto solto sem preparo, ele vem em uma bandeja de alumínio e depois na embalagem plástica. A sobre-embalagem é bem impressa e nela está destacada a opção de aquecer em qualquer forno e também como fazer o descarte correto. Trata-se de uma opção que atende à questão da conveniência do povo luxemburguês, que, dessa forma, pode levar a embalagem primária para o forno sem a necessidade de desenformar e sujar outra bandeja.
Em outra versão, como a dos salgadinhos prontos, é adotada a bandeja com abas planas (smooth wall), que permitem a selagem do filme de poliéster diretamente no alumínio. O filme de selagem é transparente, possibilitando a visualização do produto. É uma opção mais econômica e sustentável.
Outras redes, como a Lidl (alemã), tiveram que adotar essa solução também, pois o consumidor é quem define o que quer. Respeitar a escolha do consumidor é importante sempre. Embalagem melhor. Mundo melhor! Sempre! Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.