Uma grande mudança é necessária a partir do grito da sociedade contra as embalagens
A indústria de plásticos apresentou na feira K – The World’s No.1 Trade Fair for Plastics and Rubber, que aconteceu de 19 a 26 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, muitas propostas para a redução do impacto ambiental rumo à descarbonização prometida por muitas empresas até 2040.
Um grande palco foi montado no “quintal” da Messe Düsseldorf para demonstrar a importância do tema ECONOMIA CIRCULAR. Lá também foi realizado o fórum sobre o assunto e muitas companhias mostraram equipamentos para reciclagem ou para processamento de materiais com PCR (material reciclado pós-consumo), equipamentos à base de energia limpa, com menor consumo de energia e de água, entre outros.
Novas possibilidades de embalagens plásticas com barreira monomaterial ou material de fonte renovável e, até mesmo, incorporação de minerais para redução de uso de material fóssil e soluções para facilitar a reciclagem mecânica ou química.
A preocupação com as mudanças climáticas também acelerou a nova legislação que entra em vigor em meados de 2024 na Alemanha. Trata-se das tampas Tethered (amarradas) para líquidos. Muitos donos de marcas já estão utilizando até em embalagens cartonadas assépticas.
Sem dúvidas, a maior aposta é o projeto piloto R-Cycle, considerado passaporte digital para produtos plásticos, que já está em teste, e conta com o apoio de grandes empresas do setor. Um total de 26 empresas e organizações líderes apresentou o R-Cycle na K 2022 como parte de um estande conjunto no Fórum de Economia Circular.
Através de um sistema de gerenciamento de banco de dados, após a leitura via QRCODE na embalagem, é possível ter acesso a todos os dados de processo e tipos de materiais, aditivos presentes, quantidade de PCR utilizado, se é food grade, (quando o material utilizado pode ter contato com alimentos), entre outras informações.
A promessa é avançar nos próximos anos, permitindo o crescimento da Economia Circular e a sua mensuração. Esse é o caminho do futuro do plástico. Ulrich Reifenhäuser , CEO Reifenhauser Group e membro da VDMA, reforçou: “É hora de agir. Vamos transformar os desafios em respostas”.
Num único artigo é impossível apresentar tantas novidades, por isso, iremos continuar a contá-las nos próximos artigos. Até aqui, estou muito feliz com a iniciativas que vi na feira. Tenho certeza de que logo mais teremos mais EMBALAGENS PLÁSTICAS MELHORES PARA UM MUNDO MELHOR.