Os insetos são a proteína animal do futuro

Assunta Napolitano Camilo

Essa é uma tendência de consumo anunciada pela Anuga, maior feira de alimentos do mundo, que tem menor impacto ambiental. O impacto na indústria de embalagens? Maior preocupação em desenvolver embalagens mais sustentáveis   

Realizada a cada dois anos, em Colônia, na Alemanha, a feira se consolida como a maior e mais importante feira mundial do setor de alimentos e bebidas. Define tendências de longo prazo e apresenta iInovações e conceitos futurísticos. Este ano, nada foi mais comentado que os produtos alternativos para proteína animal (tal como consideramos hoje): a proteína vegetal ou à base de insetos. 

Estavam espalhados pela feira hambúrgueres, salsichas e snacks de grão de bico, ervilha, soja, champignon, grilo, formiga e até minhocas. A feira demonstrou que o alimento a partir de insetos e fontes vegetais impactam muito menos o meio ambiente.

Oferecer produtos que atendam às necessidades éticas dos consumidores e o mais alto grau possível de satisfação é um grande desafio para fabricantes e distribuidores de alimentos. Existe uma concorrência acirrada neste setor para conciliar sustentabilidade, lucratividade e exigências dos consumidores.

Fornecer respostas hoje sobre o futuro para tendências como “alimentos saudáveis e sustentáveis” está assumindo uma nova dimensão na indústria de alimentos.

Em relação à embalagem, os donos de marcas estão comprometidos em reduzir embalagem, combater o desperdício de alimentos e garantir a segurança alimentar. É imperativo considerar estes três pilares no desenvolvimento da embalagem.

Desde 2009, defendemos como os cinco grandes eixos de tendências: Conveniência, Saúde, Segurança, Estilo (diversidade) e Sustentabilidade. Isso se mantém, porém notamos o crescimento das questões de Saúde e Sustentabilidade. Obviamente, a questão de segurança está atrelada à saúde na medida a que garante. Considerando Estilo, como Diversidade, ou atendimento de cada grupo de consumidores, este também continua contemplado. Conveniência para atender tudo isso de forma rápida, prática e em qualquer lugar.

A consultoria em alimentos Innova Market Insights destacou dez “tendências para 2019” que agrupamos de outra forma.

Os temas 1 (a aventura do consumidor) e 6(comida para mim) estão muito relacionados com a tendência Estilo. O tema 5 (snacking -lanche rápido) com a tendência de Conveniência. O tema 10 (refeição conectada) ao tema Segurança (alimentar ou tecnologia).

A tendência Saúde é apresentada nos destaques: 3 (alternativas para todos); 7(importância das fibras) e 8 (sentir-se bem).

A sustentabilidade permeia muitos pontos, principalmente a questão 2 (reino vegetal), 4 (apelo verde) e 9 (pequenos produtores).

Vimos claramente a preocupação com embalagens mais sustentáveis para carnes em vários estandes.

Os chips de proteína animal fizeram muito sucesso. Até embalagem para pescados em vidro encontramos.

Enfim, muita proposta de embalagem melhor para um mundo melhor.

Compartilhe:

Para mais informações, entre em contato conosco!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelas Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google.