Estilo

Millennials COM SUPERPODERES

a) Quanto mais ligados melhor: embalagens com QRCode, Realidade Aumentada (AR) ou conexão com Spotify, por exemplo, saem na frente.

b) Querem comprar mais vezes em menores quantidades: evitando desperdício.

c) Buscam o novo e a diversidade: apreciam novos sabores e embalagens preferencialmente com muitas cores.

d) Solidariedade: a opção dos amigos que evitam carnes é respeitada e por solidariedade eles optam por acompanharem ou se tornam vegetarianos – no mínimo são flexatarianos.

VELHOS AMIGOS

Nossa pirâmide etária mudou. Hoje temos mais velhos amigos, mais experientes, e assim, surgem muitos produtos específicos. No Brasil, pessoas de 65 anos ou mais já representam 10,9% do total de habitantes no país, dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nessa faixa etária, segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A dimensão do envelhecimento da população brasileira é confirmada pelos números. Houve um salto de 57,4% em relação ao último recenseamento, em 2010. 

  1. Aumento de produtos para a melhor idade: fraldas geriátricas, vitaminas especiais, suplementos, produtos anti-idade para pele madura, até para branquear os dentes.

PEQUENOS EXIGENTES

Temos menos crianças em casa. O número de nascimentos tem diminuído. O Brasil registrou em 2023 a menor taxa de filhos por mulher: 1,62, segundo o relatório do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas). Por isso, estas crianças se tornam centro de atenção e cuidado. Eles são os reizinhos e para eles todos se derretem em presentes e carinhos com produtos especiais e cada vez mais elaborados.

REIS PELUDOS

 O mundo está cada vez mais tecnológico e digital. Em contraponto, temos que buscar nos relacionar com a natureza, as plantas e os animais.

O crescimento de consumo de pet food é um claro indicador do número de cães e gatos nos nossos lares. Em 2022, o Brasil tinha 67,8 milhões de cães, um crescimento de 3,5% em relação a 2021, e 33,6 milhões de gatos, um aumento de 6%, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Já temos planos de saúde, academia, escolas, fisioterapia, hotéis, entre outros serviços para os nossos amigos peludos.

O Brasil é terceiro maior mercado mundial de pet atrás da China e Estados Unidos. Em 2022, o país registrou faturamento de R$ 41,96 bilhões, sendo que o pet food respondeu por 80%, de acordo com a Abinpet.  

CONTE-ME HISTÓRIAS

Empresas e produtos que trazem suas histórias nas embalagens são valorizados e se aproximam dos consumidores e podem até mesmo engajá-los.

EXPERIENCIAL

Com tantas interações digitais, todos estão mais sensíveis à experiências reais.

As embalagens podem emocionar e encantar, com alguns recursos, além do visual esperado. A Kopenhagen tem investido em embalagens com muitos recursos visuais através de acabamentos gráficos e soluções inovadoras, como a árvore musical. Neste exemplo, a marca colocou uma caixa de música na base da lata de aço, que além de girar, toca uma linda música de Natal.

Em 2023, a empresa lançou uma lata de aço que se transforma numa “lanterna” para pendurar e decorar o ambiente. No topo, um pequeno interruptor acende luzes que aparecem no “telhado” da lanterna.

SURPREENDA-Me

A Santa Edwiges sempre surpreende seus consumidores com embalagens especiais, principalmente as latas de aço. Todos os anos, a marca oferece as latas de Natal que substituem as tradicionais cestas de Natal, com decoração temática.

 

No ano passado, a empresa trouxe também a opção de “cesta” em micro-ondulado, bem impressa, muito bonita e chamativa, em tom de vermelho-Natal, num formato um pouco diferente. A decoração traz apenas o nome e as estrelas aumentam a curiosidade de quem recebe a cesta, que se sente compelido a abri-la, para descobrir o conteúdo. Esta abertura e a descoberta de cada item tornam a experiência de “unboxing” incrível. É muito mais do que só os produtos.

 

Bela sacada!